Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpeza de edredom eficiente: acabe de vez com o foco das alergias!
Cuide Bem 27/03/2019

Limpeza de edredom eficiente: acabe de vez com o foco das alergias!

Naqueles dias mais frios a gente só quer saber de ficar enrolado no edredom, né? O problema é quando o cobertor está empoeirado, e aí já bate aquela alergia. Para evitar esse tipo de problema, é importante que você mantenha a roupa de cama sempre muito bem limpa. Para te ajudar, nós separamos um tutorial bem simples de como lavar os edredons da casa. Dá uma conferida!

Preste atenção no material do edredom

Antes de tudo, o mais importante é que você confira o material do edredom para fazer uma lavagem adequada. Isso porque existem alguns tecidos mais delicados que precisam ser lavados à mão. Uma boa dica é sempre ler a etiqueta da roupa de cama para saber se ela pode (ou não) ser colocada dentro da máquina.

De modo geral, tecidos de lã e linho são mais delicados e, por isso, devem ser lavados à mão e com maior cuidado. No entanto, quase todos os cobertores (e roupas de cama) podem ser colocados dentro da máquina, mesmo que em um modo de funcionamento mais ameno. Por isso, é muito importante que você realmente confira a etiqueta – nela, também constam outras informações importantes, como a temperatura de água que deve ser usada e se é permitido, ou não, usar alvejantes e outros produtos.

Passo a passo para a lavagem do edredom

Você vai descobrir que não é nada muito complicado lavar o edredom – pois não é muito diferente que a lavagem de roupas comuns. A principal diferença é que ele é mais volumoso e, por isso, deve ser lavado separadamente na máquina. Basicamente, você só precisa seguir as instruções da etiqueta para que a lavagem seja feita de forma correta.

Lavando à mão:

1. Em um balde grande, prepare uma solução de água com sabão ou detergente próprio para tecido;

2. Coloque o edredom dentro e esfregue suavemente com as mãos. Caso ele caiba inteiro dentro do balde, você pode deixá-lo de molho durante alguns minutos;

3. Por fim, enxágue o edredom, sacuda e torça o tecido (sem fazer muita força para não danificar as fibras) e, então, deixe-o secando no sol.

Lavando na máquina:

1. Comece dobrando o edredom ao meio e, então, coloque-o dentro da máquina. É importante que ele siga mais ou menos o formato do tambor para que não prenda ou seja danificado;

2. Deixe a máquina encher e, depois, adicione o sabão líquido (que é mais fácil de enxaguar depois) ou o em pó. Neste caso, você pode jogar o produto por cima do tecido mesmo, sem precisar colocar no dispenser da lavadora;

3. Após o primeiro ciclo de lavagem, você também pode adicionar um pouco de amaciante e programar a máquina para bater mais uma vez – mas, antes, lembre-se de ler a etiqueta do edredom para se certificar de que é permitido usar esse tipo de produto;

4. Quando a lavagem tiver terminado, você só precisa retirar o edredom e deixá-lo bastante tempo secando (no sol ou na sombra). É fundamental que o enchimento do tecido fique sem nenhuma umidade.

Viu como é fácil lavar os edredons de casa? Não existe nenhum segredo ou fórmula mágica – a principal dica, na verdade, é sempre conferir a etiqueta para verificar as instruções do fabricante. Mas lembre-se também de não usar produtos abrasivos – como a água sanitária – na lavagem da roupa de cama. Isso porque eles podem causar manchas e danificar as fibras do tecido.

Veja mais