Limpeza

Limpeza de calhas é essencial! Aprenda a fazê-la em casa

Para realizar a  limpeza de calhas  com segurança, é essencial usar luvas protetoras grossas de borracha e descartar todas as sujeiras residuais em um saco de lixo firme
Para realizar a limpeza de calhas com segurança, é essencial usar luvas protetoras grossas de borracha e descartar todas as sujeiras residuais em um saco de lixo firme

Com o passar do tempo, é comum que resíduos de galhos, folhas, poeiras e outras sujeiras maiores acabem se acumulando nas calhas. O problema é que, quando o acúmulo de lixo se torna grande, o sistema de escoamento do telhado fica comprometido - o que pode causar alguns danos, como infiltrações ou problemas na pintura das paredes. Por isso, é de suma importância criar uma rotina de limpeza de calhas usando os acessórios certos e de sempre de forma segura. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria com dicas de como limpar calhas altas, baixas e de diferentes materiais (como PVC ou alumínio) sem cometer erros. Vale a pena conferir!

Como limpar calhas altas de forma segura

A primeira dica para realizar a limpeza de calhas de forma segura é separar os utensílios para fazer isso de forma segura - como uma escada doméstica, para acessar pontos mais altos, e também luvas protetoras de borracha para não machucar as mãos durante o processo. Esses pequenos cuidados de segurança fazem total diferença!

Recolha as folhas, galhos e outras sujeiras com as mãos

Para começar, é importante que você remova todo o sucesso de sujeira (poeiras, folhas, galhos, lama etc.) usando a mão com luva. Caso haja um acúmulo grande de resíduos, uma dica interessante é usar uma pazinha de jardim ou até mesmo uma escova multiuso para raspar o fundo das calhas e remover as sujeiras com mais facilidade. Lembre-se de reunir toda a sujeira residual em um saco de lixo resistente antes de partir para a próxima etapa, ok?

Recorra à mangueira de alta pressão para realizar a lavagem das calhas

Agora que você já catou todas as sujeiras das calhas da casa, chegou a hora de realizar a lavagem de forma bem prática e segura. Para isso, a melhor dica é recorrer à mangueira de alta pressão, que consegue até mesmo remover sujeiras que ficam mais impregnadas na superfície e desobstruir a passagem nas calhas (garantindo um bom escoamento da água). Use essa mangueira para lavar toda a superfície interna das calhas e prontinho!

É necessário usar algum produto de limpeza nas calhas?

Caso você esteja achando alguma mancha de mofo nas calhas e queira se livrar do problema, a nossa sugestão é preparar uma mistura com as mesmas proporções de água com água sanitária, aplicar, esperar uns 20 minutos, esfregar e enxaguar com a mangueira em seguida. Lembre-se de usar esse tipo de solução apenas quando julgar ser extremamente necessário!

Obs.: A maioria das calhas é feita de PVC - um material bem resistente às intempéries. Mas, caso as suas sejam de alumínio ou outro metal, use apenas detergente neutro para remover possíveis manchas, ok?

Com que frequência devo limpar as calhas da casa?

Para não correr o risco de acabar se esquecendo da limpeza das calhas, o ideal é separar alguns dias específicos no seu planner de faxina. A nossa dica é fazer essa tarefa pelo menos uma vez a cada 3 meses para garantir que não acumule tantas sujeiras no local. Com o tempo, é possível definir melhor a frequência ideal para limpar as calhas da sua casa.

Matérias: Limpeza

Ver mais