Limpeza

Limpeza de cafeteira elétrica sem erros: o passo a passo para deixá-la livre de sujeira

A cafeteira elétrica precisa ser lavada após cada uso, pois assim a jarra não fica manchada
A cafeteira elétrica precisa ser lavada após cada uso, pois assim a jarra não fica manchada

Difícil encontrar um brasileiro que não goste do bom e velho cafezinho! Seja para tomar no café da manhã, no intervalo do trabalho ou para servir para as visitas, a verdade é que para muitos que ele cai bem em qualquer hora do dia. E se você tem o hábito de prepará-lo em casa, sabe que com o tempo a jarra pode ficar escurecida caso não tenha recebido os cuidados adequados. Não sabe quais são eles? Então se liga, que nós vamos explicar como limpar a cafeteira elétrica como um todo e deixá-la sempre livre de sujeira!

Antes do primeiro uso, lave a cafeteira

Achou que era só lavar depois de usar? Nada disso! Na verdade o ideal é lavar a sua cafeteira elétrica antes do primeiro uso. Afinal, ela pode já vir de fábrica com algumas impurezas, então vale a pena fazer uma limpeza completa. Para isso não tem mistério: é só ligar a máquina após encher o seu reservatório de água. O resultado vai ser uma água quente que passou por todo o aparelho, deixando ele limpinho e pronto para uso. Repita o processo ao menos uma vez e pronto: a primeira lavagem já está feita.

Usou? Lave!

O que você tem que ter em mente em relação à limpeza da cafeteira é que não dá para deixá-la para depois. Por isso, se usou tem que lavar! Afinal, quanto mais tempo ela ficar na pia mais difícil vai ser remover as manchas no futuro. E ninguém quer uma jarra com cara de suja, né? Então lembre-se sempre que o café deixa seus rastros, e por isso é preciso apagá-los o quanto antes.

Como limpar cafeteira elétrica

Já seguiu essas dicas? Ótimo! Agora que você já preparou e tomou o café é hora de limpar a cafeteira. Para isso, desencaixe todas as partes removíveis da máquina. Depois, lave uma a uma. Em relação à jarra não tem erro, já que ela é feita de vidro, então basta lavar da mesma forma que você faria com um copo, usando esponja e detergente. Lembrando que ela é frágil, então não é muito indicado colocá-la em um lava-louças. Em relação às outras peças, faça a limpeza de acordo com o que é indicado no manual de instruções. Ah, e em relação à parte que aquece a água, pode passar apenas um pano úmido do lado de fora.

Vinagre limpa com eficácia a parte interna da cafeteira

Não é exatamente uma novidade que o vinagre pode ajudar na limpeza da casa. E no caso da cafeteira não é diferente! O truque é bem simples: dilua o produto na água (sempre colocando o dobro de água para a quantidade usada de vinagre) e coloque a misturinha para aquecer na cafeteira. Isso vai permitir que a parte interna do aparelho ganhe uma limpeza especial. Tem quem goste de colocar bicarbonato de sódio também, mas ele não é obrigatório. Depois, é só colocar água filtrada e repetir o processo pelo menos mais duas vezes.

Se quiser, pode até provar o líquido no final para ter certeza que qualquer resquício de vinagre ficou para trás. Entendeu por que aqui ele tem que ser usado aqui no lugar do detergente? Por ser comestível não tem problema provar a água para ter certeza que seu o gosto saiu de vez, o que não poderia ser feito com o desengordurante. E por mais estranha que possa parecer essa bebericada, é melhor que estragar o café, né?

Matérias: Limpeza

Ver mais