Limpeza

Limpeza de bolsa de palha: o que fazer para não estragar o material

Bolsas de palha devem ser limpas com bastante cuidado
Bolsas de palha devem ser limpas com bastante cuidado

A bolsa de palha é aquele acessório superfashion - amado pelos frequentadores de praia -, mas que demanda maiores cuidados na limpeza, né? Ela não pode ser molhada e muito menos esfregada com muita força (caso isso aconteça, corre o risco de a palha soltar, deformar e até mofar). Por isso, é muito importante que você saiba lidar com esse tipo de material! Para te ajudar a realizar a limpeza perfeita de bolsas de palha, nós preparamos um tutorial bem simples e fácil de seguir. Confira!

Comece tirando a poeira da bolsa com o aspirador de pó

O primeiro passo para limpar a bolsa de palha, sem dúvida alguma, é esvaziá-la por completo: abra todos os zíperes, tire a carteira, o celular, as chaves, papéis e outros itens. Depois vire a bolsa de cabeça para baixo, puxe o forro interno para o lado de fora e sacuda bem. Assim, você garante que todas as migalhas e pequenos papéis saiam completamente. O mais importante é deixar a bolsa toda vazia para depois fazer uma limpeza mais minuciosa.

Após sacudir bem a bolsa, a nossa sugestão é recorrer a um aspirador de pó. Esse aparelho consegue sugar bem as poeiras e migalhas - inclusive as que ficam presas nas interseções da palha. Passe o aspirador de pó na parte interna e externa da bolsa, ok? Assim não tem erro!

Para fazer uma limpeza mais profunda, use uma solução de água com detergente neutro

Além de fazer uma limpeza a seco (usando o aspirador como aliado), você também pode passar um pano úmido com um pouco de detergente neutro. O ideal, no entanto, é que esse tipo de limpeza seja feito com menos frequência - apenas quando a bolsa estiver mais suja ou com manchas. Quanto menos vezes ela for molhada, melhor!

Para iniciar a limpeza, prepare uma solução de detergente neutro com água. Depois, use uma escova de dentes velha de cerdas macias para esfregar pontualmente os locais sujos. É muito importante que você faça isso com delicadeza para evitar que a palha fique danificada, ok? Após esfregar suavemente com a escova de dentes, use um pano umedecido para tirar o produto da palha e prontinho! Se preferir, finalize passando um pano seco e, depois, deixe a bolsa secando na sombra.

Caso o forro interno da bolsa seja feito de tecido, você pode lavá-lo normalmente: puxe-o para a parte de fora e use sabão neutro para lavar bem. Esfregue o forro com uma escova para tanque e, depois, é só enxaguar. Mas atenção: ao realizar a lavagem do forro, é importante tomar cuidado para a palha não ser molhada. Caso ela seja colocada debaixo da água corrente, é possível que o material mofe ou até mesmo deforme. Ou seja, todo cuidado é pouco!

Além disso, lembre-se de que o ideal é que a palha não seque sob o sol, pois isso pode fazer com que a coloração da bolsa desbote. Resumindo: para que a bolsa de palha não estrague, basta deixá-la secando na sombra, longe da chuva e de líquidos de uma forma geral.

Matérias: Limpeza

Ver mais