Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpar piso de mármore: os truques para deixá-lo sempre brilhando
Meu Lar 28/06/2019

Limpar piso de mármore: os truques para deixá-lo sempre brilhando

Ter um piso de mármore em casa é puro luxo, né? Afinal, esse é um material conhecido por ser resistente, sofisticado e fica lindo em qualquer cômodo da casa. Mas, para manter a qualidade do revestimento, é fundamental que você saiba fazer a manutenção certa – usando os produtos indicados e tomando os devidos cuidados na limpeza. A boa notícia é que, apesar de ser bem sofisticado, ele é bem fácil de limpar! Quer aprender a limpar piso de mármore? Confira as dicas e siga o nosso tutorial!

Pode usar água quente para limpar mármore?

Não só pode como deve! Na hora de lavar pisos e revestimentos de mármore o mais indicado é que você use água quente para remover bem todas as sujeiras impregnadas. Alguns materiais não podem receber água quente de jeito nenhum – mas o mármore, em contrapartida, é bem resistente à variação de temperaturas. Portanto, na hora de lavar o piso, sempre dê preferência às soluções com água quente.

Quais são os produtos usados na limpeza do mármore?

Vale destacar que existem dois tipos de limpeza para revestimentos de mármore: uma mais leve (que você deve fazer no dia a dia) e outra mais pesada, que serve para realmente remover as sujeiras e realizar uma faxina profunda.

Aprenda a fazer uma limpeza leve no piso de mármore

Essa faxina deve ser feita no dia a dia (pelo menos duas vezes por semana) para garantir que o piso não acumule muita poeira.

1. Comece varrendo o piso com uma vassoura de cerdas macias – assim, você retira o excesso de pó e sujeiras;

2. Passe um pano úmido e, se julgar necessário, um pouco de detergente neutro.

Passo a passo da limpeza pesada do piso de mármore

Para que o mármore não fique manchado ou acumule sujeiras impregnadas é fundamental que você faça uma limpeza profunda pelo menos a cada 15 dias (ou ao menos uma vez por mês). Para tal, você vai precisar de produtos específicos, que auxiliem neste quesito. Confira:

1. Comece fazendo o mesmo procedimento da limpeza leve, varrendo o piso com uma vassoura de cerdas macias;

2. Após varrer bem o piso, você deve partir para o uso dos produtos certos. Uma boa dica é preparar uma solução com água destilada (um estado da água mais puro) junto com detergente. Espalhe essa mistura pelo revestimento e esfregue bem com um pano macio ou com um mop (tipo de esfregão com cerdas macias). Existem também produtos próprios (com pH neutro) para a limpeza do mármore que você pode usar nessa etapa;

3. Seque o piso com um pano macio e limpo. Assim, você evita que a água infiltre no mármore e garante maior durabilidade ao revestimento.

Obs.: É muito importante que você evite o uso de produtos ácidos, como o vinagre e amônia. Esse tipo de substância pode corroer e causar manchas no mármore – por isso, atenha-se apenas à água destilada, ao detergente neutro e aos produtos próprios para a limpeza desse material.

Além disso, caso você derrame alguma comida, bebida ou qualquer outro líquido também é importante que você limpe tudo rapidamente. Assim, você evita que o mármore absorva substâncias e fique manchado.

Veja mais