Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpar banheira de bebê: o passo a passo prático para não afetar a saúde do seu filho
Meu Lar 21/03/2019

Limpar banheira de bebê: o passo a passo prático para não afetar a saúde do seu filho

Muita gente não sabe, mas lavar a banheira do bebê é tão importante quanto manter o berço, as roupinhas e todos os brinquedos limpos. Afinal, é ali que o pequeno vai tomar o seu banho diário e, por isso, é fundamental que a banheira esteja sempre higienizada. Normalmente, as pessoas costumam apenas lavá-la superficialmente após o uso – no entanto, também é importante fazer uma limpeza profunda de vez em quando. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um passo a passo superprático. Dá uma olhada!

Não use produtos abrasivos ou com cheiro forte

É importante lembrar que a pele e os sentidos do bebê são mais sensíveis e, por isso, você não deve usar produtos abrasivos (como a água sanitária) ou com cheiro forte para lavar a banheira. Todo cuidado é pouco quando se trata dos cuidados com o pequeno! Por isso, tente selecionar a dedo todos os itens que serão usados diretamente na banheira – é importante ter uma esponja e um pano reservados apenas para essa limpeza.

A alternativa mais segura e eficiente é a mistura de álcool gel com água, que resulta em uma solução potente e desinfetante, mas que não representa risco ao bebê. Para fazer essa limpeza, não é nada muito complicado:

– Comece fazendo uma pré lavagem da banheira. Para isso, use uma esponja com sabão de coco para esfregar toda a superfície e, depois, enxágue na água corrente;

– Dentro de uma bacia, prepare a solução água morna + álcool gel. Lembre-se de colocar uma quantidade menor de álcool;

– Umedeça uma flanela com essa solução e esfregue bem todas as partes da banheira – principalmente os detalhes, como as juntas nas laterais, que costumam acumular sujeiras e bolores;

– Depois de passar a solução com álcool, enxágue mais uma vez a banheira e seque bem com um pano. Prontinho!

O ideal é que você siga esse procedimento de limpeza todos os dias, após dar o banho no bebê. No entanto, caso não seja possível, tente realizar essa lavagem mais profunda pelo menos a cada três dias.

Para quem tem a ‘redinha de banheira’, lembre-se de higienizá-la

Além de limpar bem a banheira em si, você também deve lavar os acessórios usados na hora do banho. A redinha de proteção para bebê, por exemplo, é um item de segurança que muita gente costuma ter. Ela serve para deixar o bebê um pouco acima da altura da água, impedindo que ele afunde na banheira.

Para realizar a limpeza desse tipo de rede não é muito complicado – basta esfregar uma esponja com sabão de coco por todas as partes. O ideal é que você faça isso todos os dias para evitar que a rede acumule sujeiras e manchas. Além disso, lembre-se também de lavar todos os brinquedinhos e itens usados no banho do bebê. Para lavar aqueles bichos de borracha (patinhos, pinguins e bonecos diversos), por exemplo, você pode usar detergente neutro, usando uma esponja para esfregar. Lembre que os bebês costumam botar tudo isso na boca, por isso, é fundamental que tudo esteja sempre muito bem limpo.