Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpando o guarda-roupa: o guia para resolver a tarefa sem fazer bagunça
Meu Lar 05/09/2019

Limpando o guarda-roupa: o guia para resolver a tarefa sem fazer bagunça

Não adianta apenas lavar roupas e acessórios no dia a dia. O guarda-roupa também precisa ser limpo com certa frequência (inclusive os cabides e caixas organizadoras, ok?). Afinal, é nele que você vai guardar a maioria dos seus pertences: peças íntimas, meias, calças, blusas, casacos, vestidos e por aí vai. Então, para que você consiga manter o armário sempre bem limpo e organizado, nós preparamos um guia de limpeza bem simples e fácil de seguir. Confira e coloque em prática!

1. Comece esvaziando o guarda-roupa

O primeiro passo da limpeza de guarda-roupa é tirar todos os itens (roupas, caixas, pastas, cabides e sapatos) de dentro das gavetas e prateleiras. E fundamental que você deixe o armário todo vazio para que a limpeza possa ser feita de forma adequada, ok? Aliás, essa é uma boa hora para separar os itens que já não servem mais – ou seja, aqueles que podem ir para a doação. Uma boa dica é colocar tudo em cima da cama (ou de uma mesa) e ir separando aquilo que será guardado do que será doado. Bem simples!

2. Limpe a parte interna do armário com flanela e uma solução de água + vinagre branco

Após deixar o armário vazio, o ideal é realizar a limpeza da sua parte interna, o que inclui todas as gavetas e prateleiras. O primeiro passo é usar o aspirador de pó para tirar todas as poeiras, fios de cabelo e sujeiras superficiais. Lembre-se também de tirar as gavetas da estrutura para conseguir limpar mais detalhadamente, ok?

Para higienizar melhor o guarda-roupa você também vai precisar de uma solução desinfetante que seja capaz de limpar mais profundamente a estrutura. Nesse caso, uma boa dica é preparar a clássica mistura água + vinagre branco, que é ótima para desinfetar e tirar cheiros fortes. O ideal é que você use a mesma proporção de água e vinagre para que a mistura fique bem eficiente.

Com a ajuda de uma flanela macia, passe a solução por toda a parte interna do armário (nos cantos das prateleiras e das gavetas, no local em que os sapatos ficam guardados e até mesmo na estrutura de metal que serve para apoiar os cabides). Após passar a flanela umedecida, passe um paninho macio seco para tirar o excesso de solução. Não tem erro!

3. Mistura de água com detergente neutro é ótima para limpar o lado externo do armário

Enquanto a parte de dentro do guarda-roupa termina de secar você pode se dedicar à limpeza a parte externa. Aqui é mais fácil: basta preparar uma solução de água com detergente neutro – faça essa mistura usando o bom senso, acrescentando o detergente até que a solução fique mais densa e com espuma.

Com a ajuda de uma flanela (ou com o lado macio de uma esponja), passe a solução na estrutura e esfregue bastante. Só tome cuidado para não umidificar demais o guarda-roupa, principalmente se ele for feito de madeira. Depois de esfregar bem, seque o armário com um pano seco e prontinho!

Obs.: Essa limpeza mais profunda pode ser feita a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês. Assim, você garante que o armário esteja sempre limpo para armazenar bem todos os itens pessoais.

4. Faça uma limpa nas caixas e nos cestos organizadores

Além de fazer uma limpeza profunda na estrutura do armário em si, outra dica importante é limpar as caixas e cestos organizadores usados para guardar diferentes itens (caixas de papéis, documentos, cestos de gravatas, lenços e por aí vai).

Muitas pessoas têm o costume de guardar caixas na parte de cima do guarda-roupa – o que realmente é uma ótima técnica para manter itens importantes (como fotos e documentos) organizados. No entanto, é importante destacar que as caixas e cestos devem ser limpos da mesma forma que o armário, ok? Portanto, uma vez por mês, retire os itens de dentro das caixas/cestos e, com uma flanela (junto com a solução de água e vinagre), esfregue bem o material. Depois, guarde os itens novamente nos devidos lugares e prontinho! Ah, e você também pode passar um paninho nos cabides para deixá-los livres de poeira. Fica a dica!

5. Reorganize os itens dentro do armário

Agora que tudo já está devidamente limpo (inclusive as caixas e cestos organizadores) basta colocar tudo de volta dentro do armário. Coloque novamente as gavetas na estrutura e vá organizando as roupas da forma que preferir. O mesmo serve para os cabides – que devem guardar, geralmente, vestidos, calças, casacos e peças mais longas. Passe um paninho nos sapatos e também organize-os na sapateira. Seguindo esse guia, não tem como errar!

Veja mais