Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Limpa na gaveta: 5 dicas para se livrar do excesso de utensílios de cozinha
Meu Lar 30/10/2018

Limpa na gaveta: 5 dicas para se livrar do excesso de utensílios de cozinha

Sabe quando você precisa de uma colher de sobremesa para comer aquela torta deliciosa que está te esperando, ou até mesmo de apenas garfo e faca para almoçar, e não encontra nada na gaveta da sua cozinha? Pois é. Todo mundo passa por isso – principalmente se essa parte do cômodo não for lá muito organizada.

Parece besteira e apenas um detalhe, mas o modo como você arruma os seus utensílios de cozinha faz toda a diferença por te ajudar a ter mais agilidade no preparo das refeições, a otimizar espaço e até a evitar pequenos acidentes enquanto está na procura do que precisa. Então, para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas para se livrar do excesso de coisas sem pena e deixar tudo devidamente organizado.

1. Deixe os utensílios que mais usa no dia a dia à mostra

Como praticidade é a palavra de ordem, uma dica de ouro para se organizar na cozinha é deixar todos os utensílios que você mais usa ao alcance dos olhos. Se costuma guardar tudo dentro do armário, deixe o que mais utiliza na primeira gaveta, por exemplo – e sempre na parte superior para que você não precise perder tempo procurando e acabe desorganizando o que já foi arrumado por causa da pressa.

2. Desapegue do que não usa mais

Todo mundo gosta de ter muitos utensílios de cozinha em casa – até para dar aquela variada quando chega a visita ou o familiar que repara em tudo. Mas, se a ideia é otimizar o espaço, a dica é praticar o desapego e se desfazer do que não é muito usado. É claro que você não vai sair jogando tudo no lixo (nada de desperdício, hein?), mas pode aproveitar o que não tem utilidade e ainda está em bom estado para doar para alguém.

3. Deixe facas e outros utensílios cortantes em uma gaveta separada

Outra recomendação é colocar todos os objetos cortantes em um lugar separado para não correr o risco de machucar a mão enquanto procura o que precisa. Além de te livrar de pequenos acidentes na cozinha, isso também vai permitir que você aproveite melhor o espaço e deixe tudo mais organizado – afinal, vai estar arrumando os talheres em seções (como vamos falar melhor a seguir).

4. Divida por seções

Aproveitando a ideia da faca, que tal setorizar as gavetas para que tudo fique devidamente organizado? Deixe uma parte só para os diferentes modelos de colher e outra para o garfo, assim como uma área para as espátulas e outros utensílios que você usa na hora de cozinhar.

5. Não tem mais espaço no armário? Aposte em cestinhas e ganchos

Se desfez de tudo o que podia, dividiu por seções e, ainda assim, não conseguiu organizar tudo no espaço que tem? Então, o truque é não se limitar apenas aos armários e apostar em acessórios extras! Você pode usar, por exemplo, cestinhas e ganchos para colocar determinados utensílios – como colheres de pau, espátulas e escumadeira.

Com essa dica, além de colocar tudo em seu devido lugar, você ainda vai garantir um charme extra na decoração da sua cozinha!

Veja mais

Produtos relacionados