Lavanderia

Lençol de elástico: o guia definitivo para aprender a dobrar + 5 dicas para organizar sua roupa de cama limpa

A dica número 1 para organizar a roupa de cama limpa é trocar lençol, colcha e fronha semanalmente
A dica número 1 para organizar a roupa de cama limpa é trocar lençol, colcha e fronha semanalmente

Missão impossível é pouco para definir a dificuldade que é dobrar um lençol de elástico. É sempre a mesma cena: estica dali e daqui até conseguir fazer as pontas se encontrarem. Aí, quando esse detalhe finalmente parece resolvido, o tecido começa a embolar e tudo volta à estaca zero.

Se você se identificou com essa situação e sofre antecipadamente só em pensar em realizar a tarefa, seus problemas acabaram: preparamos um guia definitivo para te fazer aprender, de uma vez por todas, a dobrar o temido lençol de elástico - e de bônus, mais algumas dicas para organizar suas outras roupas de cama limpas.

Colocar o lençol de elástico do lado do avesso e unir as pontas aos poucos é o truque ideal

Dobrar lençol de elástico não é uma tarefa para fracos - muito menos para principiantes. Mas, com alguns truques simples, dá para cumprir essa missão sem muito estresse e dor de cabeça. Você sabia, por exemplo, que o principal segredo é colocá-lo do lado do avesso antes de começar a juntar as extremidades para, finalmente, esconder a parte com elástico? Confira o passo a passo completo para aprender esse segredo e não errar mais:

Passo 1:

Comece colocando o lençol de elástico do lado do avesso;

Passo 2:

Feito isso, coloque suas mãos por dentro das extremidades do lençol - uma em cada ponta;

Passo 3:

Agora, junte os braços para colocar a ponta direita por cima da esquerda, tentando deixar a costura das duas bem certinha e encaixada uma com a outra. Ao fazer isso, você vai perceber que, agora, a parte do lençol que ficará à mostra será a certa!

Passo 4:

Repita o processo nas outras duas pontas que sobraram;

Passo 5:

Segure duas pontas do lençol com elástico e una, novamente, as extremidades. Dessa vez uma delas vai parar dentro da outra - exatamente como você fez no passo 3, só que agora as 4 pontas do elástico vão ficar juntas;

Passo 6:

Para finalizar, coloque o lençol arrumado do jeito que está na cama ou em alguma mesa. Estique bem e esconda o elástico dobrando as pontas para dentro - o que vai fazer com que ele fique no armário com o mesmo aspecto organizado de um lençol comum.

Passo 7:

Dobre o lençol em 4 partes e pronto, tarefa realizada! Viu como não é tão difícil assim com jeitinho?

Como organizar a roupa de cama?

Como não é só o lençol de elástico que completa uma roupa de cama, nunca é demais aprender alguns cuidados para guardar corretamente o restante das peças, não é? Afinal, às vezes seguimos velhos hábitos dos nossos pais sem nem ao menos questionar se eles estão certos ou não. Veja 5 dicas para não errar na hora que for cumprir essa tarefa de organização:

1. Troque lençol, colcha e fronha semanalmente

Antes de mais nada, é bom ficar atento ao período ideal para trocar a roupa de cama que está sendo usada (sim, não é certo esperar sinais de sujeira para fazer a substituição). Para evitar alergias e acúmulo de fungos e bactérias, é recomendado trocar lençol, colcha e fronha uma vez por semana. No caso de edredom e cobertores mais pesados, é só avaliar a frequência de uso para decidir quando há a necessidade de lavar ou não.

2. Reserve um espaço apenas para a roupa de cama

Para manter tudo protegido e garantir um maior tempo de vida útil, também é indicado separar uma parte do seu guarda-roupa só para guardar as peças de cama. Se o seu espaço for meio limitado para guardar tudo isso, um bom truque é colocar os lençóis dobrados dentro da fronha do travesseiro e deixar os cobertores bem enroladinhos para ficar mais fácil organizar e otimizar o compartimento. Caso não tenha como adicionar mais nada no seu guarda-roupa, uma boa solução é providenciar um baú apenas para a roupa de cama e colocá-lo em algum cantinho do quarto.

3. Passe e dobre lençóis, colchas e fronhas antes de colocar tudo no guarda-roupa

Além de reservar um espaço para armazenar toda a roupa de cama, você também precisa perder um tempinho organizando o que será guardado. Um cuidado importante, que faz com que o seu quarto fique mais apresentável, é o de usar um ferro de passar nos lençóis, colchas e fronhas antes de dobrar tudo e guardá-los em seus devidos lugares.

4. Desapegue do que está velho ou quase não é usado para otimizar o espaço

Se você tem muita roupa de cama, provavelmente tem dificuldade em encontrar um espaço para colocar tudo - ainda mais se a sua casa não é tão grande assim. Nesse caso, a melhor solução é praticar o desapego: se desfaça de tudo o que já está ficando velho e doe o que você comprou e acabou não usando para quem precisa. Que tal?

5. Deixe os jogos de cama completos juntos

Outra dica é colocar os jogos de roupa de cama sempre juntos. Dessa forma, além de ficar mais fácil seguir um padrão na hora de armazenar as peças no guarda-roupa, também fica mais rápido achar cada parte do conjunto quando decidir usar tudo combinando.

Matérias: Lavanderia

Ver mais