Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Legumes em conserva: como utilizar cebola, pepino, pimenta e outros 4 alimentos em conserva para receitas
Meu Lar 10/02/2022

Legumes em conserva: como utilizar cebola, pepino, pimenta e outros 4 alimentos em conserva para receitas

Apostar em conservas de alho, cebola, pepino e outros legumes é uma ótima forma de aumentar a validade dos alimentos e ainda deixá-los com um sabor mais acentuado. Eles podem ser facilmente armazenados na geladeira (com temperos e especiarias, por exemplo) e usados em inúmeras receitas no dia a dia – basta usar a criatividade! Aqui, nós listamos 7 alimentos em conserva que merecem estar na sua despensa. Dá uma olhada!

1. Cebola em conserva é ótima para fazer aperitivos e carnes

Em vez de picar a cebola na hora de cozinhar, que tal armazená-la em conserva junto com temperos bem saborosos? A cebolinha cristal em conserva da Qualitá, por exemplo, tem um sabor mais suave e é ótima para servir de aperitivo. Ela é um tipo de cebola bem pequena e redondinha, sendo ótima para também incrementar carnes de panela e massas, como macarronadas. Nesse caso, basta adicionar as cebolinhas inteiras na panela quando for cozinhar. Não tem erro!

2. Pepino em conserva é perfeito para montar sanduíches

Na hora de preparar hambúrguer e outros sanduíches em casa, vale super a pena incluir pedaços de picles – um pepino em conserva de sabor mais ácido e picante, que harmoniza superbem com carnes e frios (queijo e presunto, por exemplo). Esse tipo de conserva também dura bastante na geladeira e, além de compor sanduíches, fica bem saboroso em saladas verdes.

3. Pimenta em conserva fica com um sabor mais picante

Se você faz parte do time que gosta de comidas picantes, uma boa dica é ter sempre um pote de pimenta em conserva na geladeira. Quando armazenada dessa forma, a pimenta tende a ficar ainda mais ardida – ou seja, até mesmo o líquido da conserva fica picante, de modo que você pode usá-lo no preparo de molhos, carnes e diferentes receitas. A pimenta biquinho em conserva da Qualitá, em especial, é perfeita para usar em receitas de feijoadas e carnes ensopadas.

4. Alho em conserva é ótimo para otimizar tempo na cozinha

O alho confit (ou alho em conserva) é ótimo para quem não gosta de passar muito tempo cozinhando. Ele tem uma consistência mais molinha e, por isso, é bem mais fácil de espremer – pode ser usado no preparo de pastinhas, purês, recheios de sanduíches, molhos e pode substituir o alho comum no dia a dia. O alho em conserva tem um sabor mais suave e tende a durar por até 1 mês na geladeira.

5. Beterraba em conserva é ótima para fazer saladas coloridas

Que tal fazer uma salada bem nutritiva com folhas e hortaliças coloridas? A beterraba em conserva da Qualitá, em especial, já vem pronta (picada e temperada) para compor mix de vegetais no dia a dia. Uma boa dica é fazer um prato com folhas de alface, rúcula, cenoura ralada e beterraba em conserva. Tempere com sal, azeite e consuma como entrada, antes da refeição principal.

6. Milho em conserva funciona como ótimo lanche ou acompanhamento

Caso você queira comer um lanche mais leve ou preparar um acompanhamento simples para o almoço, uma boa dica é apostar no milho em conserva. A Qualitá, por exemplo, tem uma versão de espigas de milho armazenadas em potes que já vêm praticamente prontas para o consumo. Antes de comer, você só precisa adicionar os temperos de sua preferência – como azeite ou manteiga com ervas, que concedem mais sabor ao milho.

7. Champignon em conserva é ótimo para incrementar estrogonofe e risotos

Quem gosta de cogumelos sabe como o champignon em conserva pode auxiliar bastante em preparos do dia a dia. Ele já vem pronto para ser adicionado ao molho do estrogonofe, de massas ou em receitas de arroz à piamontese e risotos. Esse tipo de cogumelo também pode ser usado em saladas e recheios de sanduíches, por exemplo. Basta tirá-lo da geladeira na hora de adicioná-lo à receita. A Qualitá, por exemplo, dispõe de conservas de champignon inteiro ou fatiado, basta escolher o seu preferido!

Outros alimentos em conserva para ter sempre na geladeira: azeitonas pretas, verdes, alcaparras e palmitos.