Lavanderia

Lavar roupa com perfeição: siga o passo a passo

Para lavar roupas sem cometer erros, você deve separá-las por cor (as brancas das coloridas) e tipos de tecido (como roupas de cama, toalhas e jeans, por exemplo)
Para lavar roupas sem cometer erros, você deve separá-las por cor (as brancas das coloridas) e tipos de tecido (como roupas de cama, toalhas e jeans, por exemplo)

Aprender como lavar roupa - levando em conta os diferentes tipos de tecido e cores - é fundamental para preservar as peças a longo prazo. A boa notícia é que essa tarefa não é muito difícil! Ainda assim, existem alguns passos que precisam ser seguidos, tais como: separar as roupas, fazer uma boa pré-lavagem e acertar na quantidade de sabão. Para te ajudar, nós separamos um tutorial bem simples de seguir. Dá uma olhada:

1. Separe as roupas corretamente

Antes de tudo, é necessário saber como separar as roupas para lavá-las em ciclos diferentes. Aqui, é necessário levar em consideração alguns fatores, como cor e tipo de tecido. Siga as nossas instruções para não cometer erros:

1. Primeiro, separe as peças brancas das coloridas. Aqui, uma boa dica é criar 3 categorias: de roupas brancas, outra de coloridas "mais claras" (bege ou tons pasteis) e, por fim, uma de roupas mais escuras. Lave-as separadamente que não tem erro!

2. Separe as roupas íntimas e de tecido mais delicado (como as de lã, linho ou seda). Essas devem ser lavadas preferencialmente à mão, com produtos neutros. Sutiãs, calcinhas e roupas de banho, em especial, podem ser lavados na máquina com um saco para lavar roupa.

3. Separe as peças jeans, que devem ser preferencialmente lavadas à parte. Assim, é possível preservar mais a vivacidade da cor.

4. Crie uma categoria de toalhas de banho + toalhas de rosto e outra de lençóis + roupas de cama. Esses itens também devem ser lavados separadamente.

5. Lave panos de prato e panos de limpeza à parte. Uma boa dica é lavá-los à mão, levando em conta que eles não costumam formar volume suficiente para usar um ciclo da máquina.

2. Retire as manchas antes da lavagem

Antes de lavar as roupas, também é importante que você retire manchas pontuais, lave colarinhos e punhos de blusas, casacos e outras peças. Para isso, você pode usar um produto tira manchas ou então uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio (que tem forte ação desengordurante). Aplique a solução direto na mancha, esfregue com uma escova e, depois, siga para a próxima etapa. Essa pré-lavagem é importante para tirar sujeiras mais profundas e resistentes.

3. Feche os zíperes e botões das roupas

Para não correr o risco de danificar as roupas durante a lavagem, não se esqueça de conferir os bolsos (das jaquetas, shorts e calças) e fechar os zíperes e botões. Assim, é mais fácil preservar a forma das peças, sem amassá-las a longo prazo.

4. Use sacos para lavar roupa quando necessário

Caso você precise lavar peças mais delicadas na máquina, como calcinhas e sutiãs, o ideal é sempre contar com um saco para lavar roupa. Ele é geralmente feito de pano, cheio de furinhos, e serve para proteger as roupas do agito da máquina. Tenha sempre um modelo desses na lavanderia, ok?

5. Acerte na quantidade de sabão

Para não cometer erros na lavagem, outro passo importante é acertar na quantidade de sabão e outros produtos. Em máquinas com mais de 9 kg, por exemplo, o indicado é usar 1 copo americano de sabão em pó (serve para lavar um ciclo cheio). Já em máquinas com capacidade menores (entre 5 kg e 9 kg, por exemplo), use apenas ⅔ de copo americano de sabão em pó. Assim, não corre o risco de você exagerar demais na quantidade de produto. Ao lavar as peças à mão, por outro lado, uma boa dica é recorrer ao sabão neutro em barra. Após esfregar as peças, enxague-as bem e prontinho!

6. Depois de lavar roupa, estenda as peças em locais arejados

Não adianta apenas lavar as roupas corretamente, também é importante pensar em uma boa estratégia para a secagem. Para isso, o ideal é recorrer ao varal, que deve ficar preferencialmente sempre em um local arejado. Use pregadores para prender as peças pelo seu lado mais pesado (pela cintura da calça, por exemplo). Espere as roupas secarem totalmente antes de usá-las, ok?

7. Use a secadora apenas quando permitido

Usar a secadora também é uma estratégia interessante, principalmente durante o inverno, quando as peças costumam secar mais lentamente. No entanto, lembre-se de que nem todas as roupas podem ser colocadas nesse tipo de máquina, ok? Geralmente, peças de seda, linho e até jeans não podem ser secos dessa forma. A melhor dica, para não cometer erros, é sempre conferir as instruções presentes nas etiquetas. Assim, você descobre quais roupas podem (ou não) ser colocadas na secadora.

Matérias: Lavanderia

Ver mais