Lavanderia

Lavar lençol e toalha juntos é uma boa ideia? Entenda se vale a pena misturar esses tecidos

O mais indicado é lavar lençol e toalha separadamente para, assim, evitar que as fibras mais finas da roupa de cama fiquem empelotadas ou ásperas
O mais indicado é lavar lençol e toalha separadamente para, assim, evitar que as fibras mais finas da roupa de cama fiquem empelotadas ou ásperas

Você tem o hábito de lavar todas as roupas de cama (lençóis, fronhas e cobertores) junto com as toalhas de banho? Apesar de essa ser uma prática comum, ela não é muito indicada para o dia a dia, sabia? Isso porque, muitas vezes, as toalhas podem soltar fiapos que podem grudar e acabar danificando e empelotando as fibras mais finas dos lençóis. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lavar lençol e toalha de forma simples. Confira!

Como lavar toalhas e lençóis?

Sempre que possível, o mais indicado é que você separe as toalhas dos lençóis para lavá-los à parte. Uma boa dica é deixar acumular uma quantidade grande de toalhas (de rosto, mãos e de banho) para lavar tudo de uma vez e, assim, não desperdiçar água ou produto. Coloque-as na máquina de lavar, adicione sabão líquido (ou em pó) e substitua o amaciante por vinagre branco (que é uma ótima dica para deixar o tecido macio, sem prejudicar a sua capacidade de absorção). Vale destacar que a toalha deve ser lavada com água fria e não deve ser passada depois de limpa (pois isso pode deixar as fibras do tecido ásperas a longo prazo).

O mesmo serve para os lençóis, que devem ser lavados juntos (o que inclui fronhas de travesseiros). Lembre-se apenas de separá-los por cor para evitar que eles fiquem manchados. Depois de colocar na máquina, adicione o sabão (ou o produto lava roupas), o amaciante e selecione o ciclo de lavagem de acordo com as instruções presentes nas etiquetas. Diferentemente das toalhas, os lençóis podem ser passados depois de secos para que fiquem bem lisinhos.

Ao lavar as toalhas e lençóis separadamente, você garante que ambos fiquem sempre macios e bem conservados. Vale destacar que, sempre após a lavagem, é necessário tirar as peças e estendê-las em um local bem arejado. Caso você esqueça as toalhas ou lençóis dentro da máquina, é bem possível que eles acabem mofando e ficando com mau cheiro. Por isso, atenção para a secagem, ok?

Tem problema lavar lençol e toalha juntos de vez em quando?

Apesar de não ser recomendado lavar as toalhas com os lençóis no dia a dia, é possível sim colocá-los juntos na máquina de vez em quando - principalmente caso não haja muitas peças sujas e você queira lavá-las sem gastar muita água. Lembre-se apenas de não usar amaciante (que pode ser prejudicial para as fibras das toalhas) e, após a lavagem, sacuda bem antes de estender para deixar o tecido bem esticado. Não tem erro!

Matérias: Lavanderia

Ver mais