Economia do lar

Lã de aço é bem versátil! Confira 7 utilidades para o material

Lã de aço pode ser usada para limpar panelas, grelhas, solas de sapatos, ferro de passar roupa e até paredes sujas com giz de cera
Lã de aço pode ser usada para limpar panelas, grelhas, solas de sapatos, ferro de passar roupa e até paredes sujas com giz de cera

Quem disse que a lã de aço serve apenas para arear panela? Resistente e versátil, ela é um tipo de produto abrasivo que ajuda a limpar diferentes superfícies - panelas, paredes e até solas de sapatos. Mas, para não danificar o objeto que precisa ser limpo, é importante usar a lã de aço da maneira correta, sempre maneirando na força. Para te ajudar nessa missão, nós listamos 7 utilidades que pouca gente conhece da lã de aço. Você vai descobrir que ela é muito mais versátil do que parece!

1. Lã de aço serve para limpar solas de sapatos

Sabe quando tem alguma sujeira presa na sola do sapato que custa a sair? A lã de aço pode ajudar bastante nesse tipo de situação! Ela serve para lixar a sola, removendo dejetos com mais facilidade. Além disso, no caso de sapatos novos que têm solas mais lisas, também é indicado recorrer a ela. Você pode passá-la suavemente nas solas novas para deixá-las mais ásperas. Assim, caso você ande em algum piso mais liso e escorregadio não tem problema!

2. Tire manchas de giz de cera de paredes com lã de aço

Quem tem criança em casa já deve ter se deparado com rabiscos e desenhos nas paredes e pisos. A boa notícia é que a lã de aço também pode ajudar nesse caso! Ela consegue remover bem manchas de giz de cera - basta esfregá-la na parede, mas sempre maneirando na força para tirar apenas o giz sem danificar a superfície, ok?

3. Serve para limpar tubérculos antes de guardá-los na geladeira

Depois de comprar tubérculos no supermercado - como batata, mandioca, inhame, cenoura e beterraba - o ideal é limpá-los antes de guardar na geladeira. No entanto, quando lavamos os vegetais, a tendência é que eles percam parte de sua camada protetora, o que reduz um pouco sua validade.

Para evitar isso, aqui vai uma dica de ouro: em vez de lavar, use uma lã de aço separada para esfregar cada tubérculo. Assim, é possível remover a terra e outras sujeiras superficiais antes de guardar na geladeira. Deixe para lavar os alimentos apenas na hora que for usá-los para cozinhar.

4. Tira gordura de grelhas e panelas de ferro

Depois de fazer churrasco, é comum que algumas gorduras e resquícios de carne fiquem presos nas grelhas. Para removê-los com facilidade, você pode recorrer à lã de aço - esfregue-a na superfície até as sujeiras soltarem completamente e depois é só lavar com esponja e detergente.

O mesmo serve para panelas de ferro que ficam muito sujas após o preparo de comidas mais gordurosas. Use a lã de aço para limpá-las e areá-las sem fazer muito esforço. Assim, você evita que as panelas fiquem sujas ou manchadas a longo prazo.

5. Serve para limpar ferro de passar roupa

Para limpar o ferro de passar roupa de forma mais fácil, você também pode usar a lã de aço. Nesse caso, ela deve estar bem seca e deve ser esfregada de maneira mais suave. Esse truque é ótimo para remover sujeiras mais resistentes que ficam presas no ferro - assim, você evita manchar as roupas quando for passá-las.

6. Lã de aço também é útil para limpar ferramentas

Além de lavar panelas, grelhas e outros utensílios de cozinha com a lã de aço, você também pode utilizá-la para lixar e tirar sujeiras das ferramentas (como serras, chaves, alicates, furadeiras e até pregos ou parafusos). Ao recorrer à lã de aço, é possível remover manchas de ferrugem e deixar as ferramentas brilhando, prontas para o uso.

7. Acredite: lã de aço pode afiar tesouras e estiletes

Por fim, você pode utilizar a lã de aço caso precise afiar tesouras e estiletes que estejam sujas e sem fio. Uma boa dica, por exemplo, é pegar um pedaço pequeno da lã e cortá-lo com a tesoura. No caso do estilete, basta esfregar a lã suavemente no fio por alguns minutos. Funciona superbem!

Matérias: Economia do lar

Ver mais