Economia do lar

Inhame: dicas práticas para descascar, cozinhar e guardar o tubérculo

  
 
 
       
 Descascar inhame não precisa ser difícil! Aprenda as técnicas certas para ter mais praticidade.
Descascar inhame não precisa ser difícil! Aprenda as técnicas certas para ter mais praticidade.

Que o inhame é indispensável para cozinhar pratos nutritivos todo mundo já sabe. É um dos alimentos que pessoas de todas as idades precisam consumir com regularidade para a manutenção da saúde, pois é rico em fibras, potássio e proteína. Essa não é uma tarefa nem um pouco difícil, já que esse ingrediente pode ser preparado de muitas formas diferentes. As receitas vão de saladas a bolos e tortas, passando pelos pães. Pois é! O tubérculo ainda é o responsável por dar uma textura especial, bem cremosa, às sopas e ao purês.

Não importa a forma que você escolher para oferecer o inhame à sua família. Sempre será necessário passar pelas etapas de descascar inhame e cozinhá-lo, seja na água, no vapor ou assando no forno. Então, vale a pena aprender as formas mais fáceis de fazer essas tarefas, não é mesmo? Quanto mais praticidade na cozinha, melhor!

Antes de tudo, higienize os inhames sob água corrente com a ajuda de uma esponja macia, retirando todas as sujidades. Capriche na limpeza. O passo a passo para tirar a casca e cozinhar o inhame você lê a seguir.

Como cozinhar inhame: o segredo está em como descascar inhame corretamente

Cozinhar antes de descascar! Você não leu errado. Se alguma vez você já tentou descascar um inhame da mesma maneira que faz com outros vegetais, provavelmente percebeu a presença de uma espécie de baba nas mãos. Esse líquido contém ácido oxálico, uma substância que pode causar alergia na pele. Quando a raiz passa pelo cozimento, esse ácido é neutralizado, e os efeitos desagradáveis desaparecem.

A dica para não dar chance para esse desconforto aparecer é a seguinte: coloque os inhames com casca, porém bem lavados, em uma panela e cubra com água. Deixe ferver por cerca de 10 minutos, desligue o fogo, retire as raízes da água e deixe-as esfriando sobre uma tábua. Quando a temperatura já estiver confortável para sua mãos, utilize uma faca para ir soltando as cascas, que já vão estar amolecidas. É facinho! Ah! Esse modo de descascar também ajuda a preservar os nutrientes do inhame. Legal, né?

Outra forma de descascar inhame é utilizando luvas e um descascador. Se optar por essa maneira, não deixe de colocar o inhame descansando por 5 minutos em uma bacia com uma mistura de água e 1 ou duas colheres de sopa de vinagre. Dessa forma a baba do alimento é removida. Enxágue o tubérculo em água corrente e parta para o próximo passo!

Como cozinhar inhame: experimente 3 maneiras diferentes

Chegou a hora de completar o cozimento iniciado na etapa anterior. Existem diversas formas de cozinhar inhame, e agora você vai aprender três delas:

Como cozinhar inhame no vapor

Essa é a opção mais recomendada, pois é a que melhor preserva os nutrientes do alimento. Porém, é a mais demorada: leva cerca de 40 minutos para que o inhame cozinhe no vapor. Cortar em pedaços pequenos pode acelerar o processo de cozimento! O resultado é um inhame sequinho, que fica ótimo em saladas.

Como cozinhar inhame na panela de pressão

Quer o inhame macio em 15 minutos? Esse é o tempo que leva para ele ficar pronto ao usar a pressão. Corte o tubérculo como desejar e leve à panela, cobrindo com água e adicionando sal (caso você deseje fazer uma receita salgada com inhame, é claro). Você pode aproveitar e cozinhar cenouras junto, inclusive.

Como cozinhar inhame no micro-ondas

Tá sem tempo? Sem problemas! Corte o inhame em fatias de meio centímetro de espessura, aproximadamente, e coloque em um recipiente adequado para micro-ondas. Adicione água até cobrir e tempere com sal. Tampe parcialmente o recipiente com a própria tampa ou com plástico filme (faça alguns furinhos). Programe 15 minutos no seu micro-ondas e verifique se a consistência é a que você deseja.

Como guardar inhame descascado na geladeira

O inhame in natura, como vem do supermercado, não precisa ser conservado em geladeira. Se você já descascou o alimento mas não vai cozinhar na mesma hora, vai precisar deixá-lo refrigerado, dentro de um recipiente com água. Esse é um truque para ganhar algumas horas, mas não mais que isso: o inhame pode estragar se passar mais de 1 dia nessa condição. Já o inhame cozido dura 5 dias guardado em pote hermético na geladeira. Aproveite as dicas para consumir mais inhame!

Matérias: Economia do lar

Ver mais