Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Hora de descansar: saiba como dar conta do trabalho e dos afazeres domésticos sem abrir mão do lazer
Meu Lar 28/09/2018

Hora de descansar: saiba como dar conta do trabalho e dos afazeres domésticos sem abrir mão do lazer

Com a correria diária e a intenção de querer dar conta de tudo ao mesmo tempo é comum que as pessoas atropelem as atividades. Aí, no fim, acabam não conseguindo dar conta das obrigações do trabalho e muito menos das tarefas domésticas. Lazer, então, é praticamente inexistente!

Para ter a certeza de que você está aproveitando bem o seu tempo, é preciso refletir sobre bons resultados e qualidade de vida. Esses dois fatores dão as mãos durante a sua rotina? Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a conciliar trabalho e afazeres domésticos sem abrir mão dos momentos de lazer.

Elabore um planejamento da casa

Organização é a palavra-chave. Você precisa fazer um planejamento da sua semana. Então que tal começar comprando uma agenda? Ela não vai te deixar esquecer dos compromissos e você terá uma lista completa do que está marcado para aquele dia. Dessa forma, você também evita enganos, já que nada será agendado de forma que você não possa cumprir os horários.

Outra dica é anotar na própria agenda do celular, que pode até apitar para te lembrar de cada compromisso. Isso vale não só para o trabalho, mas também para saídas com amigos, marido ou mulher, filhos e outros membros da família. Eles são mais importantes que qualquer emprego, não se esqueça disso.

Faça hoje o que está planejado para hoje

Não deixe para amanhã aquela tarefa que você planejou realizar hoje. Não seja aquela pessoa que só funciona sob pressão. A partir do momento que você tiver um compromisso marcado, não desmarque por nada, a não ser em casos de emergência, claro. Siga essa lei: se está agenda significa que é prioridade. Empurrar para um futuro próximo pode fazer com que o dia de amanhã vire uma bola de neve. Não se esqueça que nunca sabemos o que vem pela frente, então faça hoje o que você planejou para hoje.

Crianças precisam ter senso de responsabilidade

Para quem tem filhos, a organização da rotina fica ainda mais difícil. Afinal, eles são prioridade. Mas é preciso ter consciência de que nem sempre esse pensamento é o melhor para você e muito menos para o pequeno. É importante que eles aprendam a se virar com algumas tarefas desde cedo.

A total dependência dos pais não é saudável para as crianças. Por isso, tente delegar tarefas e dar senso de responsabilidade a elas desde cedo. Essa obrigação pode ser simples, como guardar os próprios brinquedos depois de se divertir com eles, mas vão fazer grande diferença na vida futura delas – e ainda vão facilitar a sua no presente.

Uma dica para ajudá-los a adotar essa rotina é pedir para eles te ajudarem com outras tarefas simples ou então fazer brincadeiras relacionadas a guardar tudo bem rápido. Assim, você ainda se diverte com os seus filhos e ganha um momento único de lazer ao lado deles enquanto faz algo que, em teoria, seria muito entediante.

Escute música enquanto faz a faxina

Quem disse que lavar a louça ou varrer a casa precisa ser penoso? Se for se dedicar à faxina uma boa ideia é aproveitar para ouvir um pouco de música. Dá até para cantar junto e dançar quando ninguém estiver vendo – ou não. Ligar a TV ou o rádio para ouvir as notícias é outra ideia interessante, já que você se distrai enquanto está fazendo algo que não considera tão agradável. Por fim, se possível veja um vídeo, série ou filme no celular enquanto realiza uma dessas tarefas. O truque é apoiar o aparelho em um lugar estático – como a bancada da cozinha – e assistir tudo sem deixar a faxina de lado.

Adicione qualidade de vida às tarefas do cotidiano

Faça um balanço entre as tarefas de trabalho, as domésticas e também o seu momento de lazer. O descanso é importante. Uma boa qualidade de vida é sinal de saúde. Durante a semana, valorize o tempo que você possui para se alimentar. Fazer boas refeições ajuda no rendimento da sua rotina. Uma noite de sono bem dormida também é extremamente importante. Não se esqueça de incluir na sua agenda os compromissos com você mesmo e com a sua família. Se tudo isso estiver alinhado, cada um dos seus dias será extremamente produtivo.