Alimentação

Guioza de carne

Tempo

35 minutos

Porções

24 unidades

Dificuldade

Fácil

A guioza de carne é um prato chinês bastante recheado e fácil de ser preparado
A guioza de carne é um prato chinês bastante recheado e fácil de ser preparado

Guioza: receita simples e prática para quem deseja comer algo diferente no dia a dia

A guioza de carne é um típico prato da China recheado com carne de porco e, aqui no Brasil, ela tem ficado cada vez mais popular. Similar ao nosso tradicional pastel, a guioza é a opção ideal para quem deseja comer algo diferente durante a rotina do dia a dia e fácil de preparar. Inclusive, foi por conta do seu preparo simples e rápido que a guioza se tornou popular também no Japão e em outros países da Ásia. Mas, assim como outras receitas vindas de outros países, o brasileiro usou a criatividade para adaptar a receita de guioza ao seu paladar.

Como fazer guioza de carne sem muito trabalho?

Não é difícil encontrar quem também chame a guioza de “pastel chinês” aqui no Brasil. Afinal, o preparo é bem parecido com o do verdadeiro pastel chinês, muito comum em buffet infantil. Para fazer uma guioza de carne, por exemplo, é preciso preparar o recheio antes. A dica é refogar a Carne Suína Moída Qualitá apenas no azeite. Após ficar bem sequinha, acrescente os temperos, como gengibre, repolho, shoyu, cebolinha e saquê. Vale ressaltar que é possível temperar o recheio da guioza de diversas formas, com outros tipos de carne e temperos. Mas, para ter a mesma experiência dos chineses, é importante seguir o passo a passo da receita tradicional.

Apesar da receita ser bem parecida com a de pastel, sem a fritura, o indicado é fazer a receita de guioza com a massa específica para esse tipo de prato. Mesmo sendo possível utilizar a massa de pastel tradicional, o resultado não será o mesmo. Depois que o recheio é acrescentado na massa e as guiozas são formadas, ela não será frita, mas sim cozida no vapor, por cerca de 5 minutos. Depois é necessário levá-la à frigideira, apenas para dar uma dourada. Agora sim, tudo pronto! Em cerca de 35 minutos você terá um aperitivo fresco e muito gostoso para saborear.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o azeite, coloque a carne e refogue até ficar quase sem água.

Junte o gengibre, o repolho e o shoyu.

Cozinhe por alguns minutos até diminuir a água que o repolho solta.

Misture o saquê, a cebolinha e desligue o fogo.

Deixe esfriar.

Coloque uma porção de carne no meio de cada disco e com os dedos umedecidos na água, feche os guiozas, apertando as laterais.

Cozinhe os guiozas no vapor por 5 minutos. Deixe esfriar.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure os guiozas.

Sirva com mais shoyu.

Matérias: Alimentação

Ver mais