Pets

Grama para gatos: o que é, como fazer e por que oferecer

Grama de gato pode complementar alimentação do felino, desde que seja consumida com moderação
Grama de gato pode complementar alimentação do felino, desde que seja consumida com moderação

Já ouviu falar em grama para gatos? Pode parecer estranho, mas essa é uma famosa opção de petisco para os bichanos. Além de ser um aperitivo saudável, a planta também é considerada uma forma de diversão e de ótima ação para reduzir bolas de pelo e promover e bem-estar dos pets. Iniciar esse hábito ainda auxilia na mudança de humor dos felinos e os torna menos ariscos. Descubra agora para que serve e como plantar grama de gato.

Grama para gatos melhora fluxo intestinal e elimina bolas de pelo

A comida para gatos normalmente inclui petiscos que podem agradar os felinos no dia a dia, e a grama é um ótimo exemplo disso. Poucos sabem, mas o consumo de grama é superbenéfico para os bichanos, pois é uma opção natural e as fibras presentes em sua composição estimulam o fluxo intestinal dos pets.

Uma mudança de humor também costuma ocorrer porque gato come grama para se entreter e aproveita para beliscar algo entre as refeições principais. E tem mais: a graminha ainda ajuda a eliminar as bolas de pelo e previne vômito de ração. Entretanto, é preciso estar atento às contraindicações na hora de oferecer grama para gatos.

Grama de gato não deve conter flores e consumo precisa ser equilibrado

É fato que a graminha pode ser usada para complementar a comida de gato em casa. Entretanto, nem toda planta é indicada para o consumo dos pets. Seja em casa ou em um passeio com o bichano pela rua, é fundamental evitar o contato com alimentos que gatos não podem comer, como plantas que estejam amareladas ou que tenham flores, pois elas podem ser tóxicas.

Outra coisa é ter atenção à quantidade de grama que o felino consome. Apesar de ser uma opção segura de alimento (quando de boa procedência), o consumo exagerado pode indicar algum tipo de deficiência nutricional. O mais indicado em todos os casos é ter plantas pet friendly ou grama para gatos cultivada em casa com sementes de trigo, aveia e/ou milho para pipoca.

Grama de milho para gatos: aprenda como fazer

A grama de milho de pipoca para gatos é uma opção prática de fazer em casa. Basta separar um vaso ou usar uma garrafa pet e preencher o recipiente com terra e adubo para formar a base do plantio, Depois, acrescente os grãos de milho de pipoca separadamente para que tenham espaço para crescer. Cubra-os com o restante de adubo e molhe a terra, sem exagerar na quantidade de água.

Para acertar como cultivar grama de gato, lembre-se de regar o plantio dia sim, dia não, sem encharcar as raízes para que elas cresçam saudáveis. Entregue a graminha para o felino apenas quando as plantas tiverem de 3 a 4 dedos de comprimento e bem verdes. No mais, tenha atenção e não deixe o gatinho cavar a terra, ok?

Ração para gato sempre deve ser alimento principal

Apesar da importância que a grama de gato pode ter para o sistema gastrointestinal do felino, mantê-lo bem alimentado com ração é a melhor opção para garantir a saúde do pet. A comida de gato pode ser variada regularmente com frutas e graminha, mas deve ser baseada principalmente na ração para que o bichano tenha uma nutrição correta e equilibrada.

Matérias: Pets

Ver mais