Receita

Goiaba em calda com requeijão

Tempo

1h

Porções

12 porções

Dificuldade

Fácil

Goiaba em calda com requeijão é um doce fácil de ser preparado e é muito indicado para amantes da combinação queijo com goiabada
Goiaba em calda com requeijão é um doce fácil de ser preparado e é muito indicado para amantes da combinação queijo com goiabada

Se você não é muito habilidoso no preparo de doces e gostaria de preparar algo além do bom e velho brigadeiro, que tal usar as frutas brasileiras a seu favor? A goiaba em calda com requeijão, receita da dona de casa Eunice Barbosa, é muito fácil de ser preparada e nem requer habilidade na cozinha. Quer ver só? Então se liga no seu passo a passo:

Ingredientes

Modo de preparo

1. Corte as goiabas em 4 partes;

2. Tire o caroço com uma colher;

3. Ferva as goiabas na panela com 2 xícaras de água por 5 minutos e reserve;

4. Para fazer a calda, torre o açúcar por aproximadamente 5 minutos;

5. Coloque 3 xícaras de água e deixe até formar uma calda rala;

6. Adicione os paus de canela em casca;

7. Acrescente as goiabas escaldadas e deixe em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos;

8. Sirva em taças e coma com requeijão.

Como deixar o doce ainda mais saboroso

Embora não tenha muito erro na hora de preparar a receita, existem alguns truques para deixá-la mais saborosa. Como disse Eunice Barbosa: "Em doce não se mexe, já dizia o povo antigo". Isso significa que, enquanto a goiaba estiver na panela com os outros ingredientes, não precisa ficar mexendo com uma colher de pau, apenas mantenha tudo como está e no máximo olhe para se certificar que a goiaba não passou do ponto.

E por falar em povo antigo, a dona de casa conta que essa receita era preparada pela mãe dela, especialmente quando viviam em Cruzeiro, no interior paulista. Hoje, a cidade possui mais de 80 mil habitantes, mas há 70 anos era bem pequena, e por isso é lembrada por Eunice Barbosa como "roça". "Antigamente as festas não tinham brigadeiro e cajuzinho, era tudo doce em calda. Por isso, no interior todo mundo sabia fazer, e de várias frutas diferentes", conta.

Voltando aos truques, a dona de casa também sugere substituir o açúcar refinado pelo mascavo para deixar o resultado final ainda mais saboroso. Lembrando que o requeijão é essencial, porque é ele que vai deixar a receita semelhante a um bom queijo com goiabada.

Matérias: Receita

Ver mais