Alimentação

Glacê ou chantilly? Descubra a diferença entre essas coberturas

O chantilly tem uma consistência mais delicada que o glacê, sendo ótimo para incrementar morangos picados, saladas de frutas e outras sobremesas
O chantilly tem uma consistência mais delicada que o glacê, sendo ótimo para incrementar morangos picados, saladas de frutas e outras sobremesas

Glacê ou chantilly? Muitas pessoas costumam achar que eles são a mesma coisa, sabia? No entanto, apesar de bem parecidos, os dois são feitos com ingredientes diferentes e devem ser armazenados de formas distintas. Para que você deixe de confundi-los e aprenda mais sobre coberturas para bolos, cupcakes e tortas, nós preparamos uma matéria ensinando como fazer chantilly e glacê e quando optar por cada um deles no preparo de diferentes receitas. Confira!

Chantilly é mais cremoso e deve ser armazenado na geladeira

De textura suave, cremosa e sabor bem adocicado, o chantilly é basicamente um tipo de creme muito usado para incrementar receitas de sobremesas. Sua receita tradicional é feita com creme de leite fresco, açúcar refinado ou de confeiteiro e essência de baunilha, resultando em uma mistura supersaborosa. O grande diferencial do creme de chantilly é que ele precisa ser mantido sob refrigeração (caso contrário acaba desmontando). Além disso, ele é o mais indicado para cobrir cafés, chocolates quentes, incorporar receitas de saladas de frutas (morango com chantilly, por exemplo, fica delicioso!) e também para dar o toque final em cupcakes e tortas - neste caso, você pode usar um saco de confeiteiro para fazer um desenho na parte de cima do doce.

Como fazer chantilly

Vale destacar que existem diferentes versões de chantilly caseiro que ficam bem saborosas. No entanto, existem dois ingredientes básicos que não podem faltar no preparo: creme de leite e o açúcar. Algumas pessoas também gostam de acrescentar um pouco de manteiga e extrato de baunilha para dar mais sabor.

Você vai precisar de: 2 latas de creme de leite (200 g) sem soro, 3 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 colher de chá de essência de baunilha.

Para começar, o ideal é deixar as latas de creme de leite na geladeira de um dia para o outro para que fique mais fácil acertar o ponto do chantilly. Logo antes de fazer, deixe também no congelador por uns 20 minutos e faça furinhos nas latas para tirar o soro do creme de leite. Coloque os ingredientes em um recipiente e, então, bata tudo com uma batedeira (ou fouet) em velocidade baixa ou média Não pare de bater até que a mistura fique cremosa e mais firme, grudando nos batedores. Depois, basta armazenar o chantilly na geladeira. Bem simples, não?

Obs.: Caso você não queira preparar o chantilly por conta própria, a nossa dica é recorrer ao creme tipo chantilly Qualitá, que já vem pronto e é superprático de usar. Esse ingrediente é bem doce, saboroso e também deve ser armazenado na geladeira.

Glacê é mais firme e ótimo para decorar bolos e cupcakes

Muito usado por confeiteiros para enfeitar e dar mais formato aos bolos, o glacê é um ingrediente mais firme que o chantilly e não leva creme de leite em seu preparo. Geralmente feito com claras de ovos, açúcar, sumo de limão, ele e pode ser mantido fora da geladeira. Apesar de ser considerado menos saboroso que o chantilly, o glacê acaba sendo mais indicado para determinados usos, pois tem uma consistência mais firme para confeitar biscoitos e bolos com mais facilidade.

Também há a opção de preparar o glacê real, versão mais suave do ingrediente. Geralmente feito com açúcar de confeiteiro, ele fica com uma textura semelhante a do merengue depois de seco - sendo muito indicado para decorar biscoitos. Uma boa dica para confeitar é usar corantes alimentícios para tingir o glacê e, assim, fazer arranjos mais bonitos nos doces.

Como fazer glacê simples

Assim como o chantilly, o glacê também pode ser preparado de diferentes formas - incrementado com gelatina sem sabor, essência de baunilha ou até mesmo achocolatado. Mas, se a ideia é fazer uma ideia mais básica, basta usar apenas açúcar, claras e limão.

Você vai precisar de: 2 ½ xícaras de açúcar confeiteiro peneirado, 2 claras de ovos grandes, 1 colher de sopa de sumo de limão coado.

Para preparar, comece batendo as claras em neve com uma batedeira em velocidade alta. Em seguida, vá acrescentando o açúcar aos poucos e continue batendo. Por fim, acrescente o sumo de limão coado e bata até que o glacê fique bem consistente.

Como chegar a diferentes pontos de glacê?

Vale destacar que, assim como a ganache - que pode ser usada em ponto de bico ou em forma mais líquida - o glacê também pode ser preparado em diferentes consistências. Para isso, você só precisa acrescentar aos poucos 1 colher água filtrada e ir mexendo, para deixar a mistura mais fluida. Assim, você consegue atingir 3 pontos principais do ingrediente: glacê em consistência rígida (ponto inicial), em consistência média (com um pouco de água) e em consistência fluida (mais líquido). Basta escolher de acordo com o uso!

Obs.: Você também pode comprar um pó de glacê real pré-pronto - neste caso, basta diluir o ingrediente em água e usar em seguida. Essa é uma ótima opção para quem quer poupar tempo!

Matérias: Alimentação

Ver mais