Alimentação

Gelatina recheada, mosaico e em camadas: como preparar essas sobremesas deliciosas

A receita de mosaico de gelatina inclui no seu preparo leite de coco e leite condensado, deixando o resultado uma delícia
A receita de mosaico de gelatina inclui no seu preparo leite de coco e leite condensado, deixando o resultado uma delícia

Já ouviu aquela história de que gelatina fortalece unhas e cabelos, faz bem para pele e ainda hidrata? Então, não é só conversa de vó! Por ser uma das principais fontes alimentícias de colágeno (proteína responsável pela manutenção dos ossos), a gelatina ajuda a nutrir os tecidos do organismo, auxilia no tratamento de artrite e artrose e ainda é uma sobremesa deliciosa pra comer a qualquer hora do dia. Agora que você conhece os seus benefícios, que tal prepará-la de uma maneira diferente? Acredite: vai fazer muito sucesso na família, especialmente entre a criançada. Confira como fazer gelatina recheada, em camadas e mosaico!

Para aprender como fazer gelatina recheada é preciso seguir à risca o passo a passo

Anota aí: 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 1 vidro de leite de coco, 2 envelopes de gelatina incolor, 2 caixas de gelatina sabor morango ou framboesa e bastante água. Fala a verdade: com todos esses ingredientes maravilhosos, essa é ou não é uma receita pra ninguém botar defeito?

Recheio de leite condensado

Para fazer a parte do recheio, misture a gelatina incolor com 100 ml de água em um recipiente pequeno. Você deve dissolver essa mistura em fogo baixo (sem deixar ferver) ou colocá-la em um micro-ondas por 30 segundos e mexer bem com uma colher.

Em um liquidificador, acrescente leite de coco, leite condensado, creme de leite e a gelatina dissolvida. Bata até que os ingredientes se incorporem e despeje a mistura em uma fôrma untada com óleo (de preferência naquelas que possuem um furinho no meio). Depois, coloque-a na geladeira por pelo menos 1 hora.

Gelatina

Para preparar a gelatina, misture as duas caixas de morango ou framboesa com 250 ml de água quente e dissolva tudo com um fouet. Em seguida, acrescente 250 ml de água fria, misture mais um pouco e deixe esfriar até que fique em temperatura ambiente - mas não coloque na geladeira!

Montagem

Quando o recheio estiver bem firme, desprenda-o levemente da forma com a ajuda de uma faca sem cerdas (para abrir um espaço entre ele e a borda da forma) e despeje a gelatina colorida por cima como se fosse uma cobertura (assim, todas as partes serão preenchidas). Por fim, leve a gelatina recheada à geladeira por 4 horas e ela estará prontinha para servir!

Receita de gelatina em camadas cria uma sobremesa supercolorida

A gelatina em camadas é criativa, colorida, cheia de sabores e uma ótima guloseima para servir em um encontro com os amigos! Também conhecida como gelatina arco-íris, ela é um pouquinho mais trabalhosa de fazer. Também acompanha leite de condensado e leite de coco, enquanto os outros ingredientes variam conforme o número de camadas (já que é um sabor diferente pra cada uma delas).

Para começar, separe 5 caixas de gelatina sabores uva, tangerina, limão, abacaxi e morango (ou cereja que também é vermelhinha) e dissolva uma das caixas em 150 ml de água quente e 150 ml de água fria. Depois, despeje metade do conteúdo (150 ml) em uma forma de pudim (untada com óleo) e leve ao congelador por 10 minutos.

Acrescente 6 colheres de sopa de leite condensado e 4 de leite de coco à outra metade, coloque-a por cima da gelatina endurecida e leve tudo ao congelador novamente por mais 10 minutos. Repita o procedimento com os demais sabores (na ordem de sua preferência) e, após acrescentar a última camada, leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Depois é só desenformar e servir!

Abuse da criatividade ao fazer uma gelatina mosaico colorida

Quer saber como fazer um mosaico de gelatina? Tudo o que você precisa é de 3 sabores diferentes de gelatina, 1 envelope de gelatina sem sabor, 1 lata de leite condensado, 1 de creme de leite e 250 ml de água quente e fria (cada). Comece preparando cada gelatina separadamente e espalhando-as em refratários retangulares ou quadrados. Em seguida, leve ao congelador (para endurecer), corte em cubos e reserve.

No liquidificador, bata o leite de coco, a gelatina sem sabor já dissolvida e o leite condensado. Ponha os cubos de gelatinas em um outro recipiente, despeje a mistura de leites sobre eles e leve tudo à geladeira até ficar bem consistente. Com o passar das horas, o mosaico ficará perfeito! Nossa dica é servir a sobremesa depois de um almoço de domingo - acredite, o sucesso é garantido!

Matérias: Alimentação

Ver mais