Pets

Gato pode comer ração de cachorro?

  
 
 
       
   Ração de cachorro faz mal para gato se consumida em excesso. A dica é evitar!
Ração de cachorro faz mal para gato se consumida em excesso. A dica é evitar!

Quem tem cachorro e gato em casa sabe que a convivência entre as espécies rende muitos momentos curiosos. Na hora de alimentar os pets, uma das situações que pode ocorrer é o cachorro comer a comida do gato e vice-versa. Há também aqueles dias em que a ração de gato acaba e só há na despensa a ração para cachorros. Nessas horas, muitos tutores se perguntam: ração de cachorro faz mal para gato?

Pode dar ração de cachorro para gato? Entenda a diferença na composição das rações

Apesar de os bichinhos muitas vezes irem xeretar a comida um do outro, não é recomendado que eles dividam a mesma ração. Isso porque cada fórmula é desenvolvida especificamente para as necessidades nutricionais de cada espécie. A ração para gatos tem alta concentração de proteínas e gordura animal, já que gatos são carnívoros. Já a ração de cachorro é feita para suprir a alimentação de um bichinho onívoro, ou seja, que precisa ingerir tanto carne, quanto vegetais.

Ração de cachorro faz mal para gato?

Seu gatinho não resistiu à curiosidade e experimentou alguns grãos do potinho ao lado? Não se preocupe! Uma pequena porção não é capaz de fazer mal ao felino. Porém, se o comportamento se tornar frequente a ponto do gato sempre ir em busca da ração para cães, ligue o alerta!

Não é recomendado dar ração de cachorro para gato. Esse hábito pode causar deficiências em uma série de nutrientes fundamentais para a saúde do bichinho. Entre eles está a taurina, um aminoácido que o organismo dos cães é capaz de produzir a partir de outros dois aminoácidos, a cisteína e a metionina. Os gatos não têm essa capacidade, e precisam ingerir a taurina por meio da alimentação. Como não é essencial à dieta dos cachorros assim como é para os felinos, a taurina é encontrada apenas na ração para gatos. Uma dieta pobre em Taurina pode fazer com que seu gato tenha problemas na visão, no coração e na digestão. O mesmo ocorre com o ácido araquidônico, um ácido graxo que ajuda a manter longe os problemas nos rins, fígado e na pele dos gatos.

Outro motivo pelo qual é bom evitar dar ração de cachorro para gato é o fato de que a comida do cão contém nutrientes necessários para dar a energia que ele precisa para se manter ativo. Ainda que seu gato seja bastante esperto, dificilmente ele vai se movimentar tanto quanto um cachorro. O resultado é o excesso de nutrientes que o gato não precisa e a falta daqueles que ele precisa. Não vale a pena, né?

Faz mal gato comer ração de cachorro: veja dicas para evitar que isso aconteça

Agora que você já sabe que gatos podem comer ração de cachorro sem passar mal, mas que esse é um comportamento que não deve ser estimulado, precisa aprender a criar estratégias dentro de casa para que o bichano coma sua própria ração.

Seu gato come em horários específicos do dia, assim como o cachorro? Nesse caso, ofereça primeiro a ração do felino. Com a barriguinha cheia, o interesse pela ração do cachorro desaparecerá. Fique por perto para garantir que cada um vai comer somente no seu potinho e para guardar o pote e as sobras de ração assim que cada um terminar de comer.

Se você prefere deixar comida à disposição do gato, encontre um lugar alto - que o cachorro não alcance - para colocar o comedouro. Outra dica é incrementar a refeição do gato com a ração úmida, que além de ser rica em nutrientes e garantir uma boa saciedade ao animal ainda é bastante saborosa.

Matérias: Pets

Ver mais