Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/09/2020

Ganache em ponto de bico: receitas e dicas para não errar no preparo dessa cobertura

Muito usada para cobrir e rechear bolos ou cupcakes, a ganache é uma receita cremosa feita com chocolate e creme de leite que fica deliciosa! A parte mais interessante é que é possível deixar a ganache em diferentes pontos – mais líquida, cremosa ou consistente, atendendo aos diferentes usos na cozinha (para rechear, confeitar e fazer decorações no bolo, por exemplo). A ganache em ponto de bico, em especial, tem uma textura mais consistente e é ótima para usar no saco de confeitar. Para te ajudar, nós separamos dicas de como preparar uma cobertura bem cremosa de ganache de chocolate. Confira!

Como fazer ganache em ponto de bico?

Caso o objetivo seja preparar uma mistura mais consistente para confeitar bolinhos e doces, o ideal é apostar na ganache em ponto de bico. Para isso, é necessário deixar a mistura descansar por algumas horas e usar alguns truques. Vale destacar que você pode usar chocolate ao leite, meio amargo ou até mesmo branco – tudo depende da sua preferência! Além disso, existem algumas alternativas de preparo – você pode usar o micro-ondas, recorrer à técnica de banho-maria ou misturar direto na panela (mas sempre com fogo baixo). Aqui, nós ensinamos a fazer de todos os jeitos. Basta escolher!

Você vai precisar de: 1 lata de creme de leite Qualitá (300 g) e 650 g de chocolate em barra ao leite. Você também pode usar 600 g de chocolate meio amargo ou 700 g de chocolate branco.

No micro-ondas

Para preparar a ganache de chocolate de forma simples, coloque os ingredientes em uma vasilha grande e funda de vidro e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Depois, retire a mistura, mexa com uma espátula ou colher de pau e, então, leve novamente ao micro-ondas por 1 minuto. Caso o chocolate não derreta por completo, repita o procedimento mais uma vez. Vale destacar que não é indicado programar muito tempo de uma vez (como 3 minutos ininterruptos) – pois, assim, corre o risco de o chocolate acabar queimando.

Depois que a ganache estiver pronta, você deve partir para a próxima etapa para atingir o ponto de bico. Primeiro, cubra a vasilha com um plástico filme. O ideal é empurrar a parte central do plástico até que ela entre em contato com o topo do chocolate, encostando de leve – assim, você deixa o recipiente bem vedado.

Espere 5 horas e, então, use uma batedeira para bater a ganache por alguns minutos, formando uma mistura mais consistente. Depois, tampe novamente com um plástico filme e deixe a ganache descansar por mais 2 horas. Depois desse tempo, você terá uma ganache a ponto de bico (ótima para usar com saco de confeitar) em estado perfeito!

Em banho-maria

Em vez de levar o creme de leite com o chocolate para o micro-ondas, uma boa sugestão é usar o método banho-maria. Neste caso, você vai precisar de dois recipientes: encha uma panela grande com água até a metade e leve ao fogo baixo. Em seguida, coloque o creme de leite e o chocolate em uma vasilha de vidro (ou uma panela pequena) e, então, posicione-a dentro da panela grande.

Use uma colher de pau ou espátula para ir mexendo os ingredientes até que o chocolate derreta e a ganache fique pronta. Neste caso, o cozimento será feito pelo contato com a água quente (e não pelo fogo direto), o que permite que o creme de leite não empelote. Bem simples, né? Para deixar a ganache em ponto de bico, basta seguir as instruções que explicamos acima (deixando a mistura descansar por algumas horas, coberta com plástico filme, e usando a batedeira).

Na panela em fogo baixo

Outra alternativa para quem quer fazer ganache é misturar os ingredientes em uma panela direto no fogo. Mas atenção! Para que o creme de leite não corra o risco de empelotar, é fundamental manter o fogo sempre baixo. Por conta disso, é possível que o chocolate demore um pouco mais para derreter, mas é fundamental tomar esse cuidado, ok? Quando a mistura estiver bem homogênea, transfira para uma tigela de vidro e siga as etapas que recomendamos para deixar a ganache em ponto de bico.

Obs.: Vale destacar que a ganache de chocolate branco tem um preparo um pouco mais demorado, pois o chocolate branco custa mais para derreter que os demais. No entanto, o resultado fica bem saboroso! Para agilizar o processo, a nossa dica é picar o chocolate em pedaços menores para que ele derreta mais facilmente.

Como deixar a ganache em outros pontos?

Caso você queira fazer uma cobertura de ganache para bolo (em uma consistência mais líquida), o ideal é usá-la logo após o preparo, quando ainda estiver bem quentinha. Jogue granulados de chocolate por cima que fica ainda mais bonito e saboroso!

Outra alternativa é deixar a ganache bem firme, em uma consistência de pasta. Neste caso, você deve usar uma espátula para aplicá-la em cima de cupcakes e bolos (formando uma camada bem consistente de chocolate). Para fazer esse tipo de ganache, basta tampá-la com o plástico filme logo após o preparo e, então, esperar no mínimo 12 horas. O resultado será uma mistura de chocolate superconsistente, ótima para quem gosta de decorar diferentes doces.