Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fralda de pano: como lavar essa peça delicada
Cuide Bem 01/11/2021

Fralda de pano: como lavar essa peça delicada

Na hora de arrumar a bolsa do bebê, as fraldas de pano não podem faltar! Elas são feitas de um tecido bem macio (não causam alergia nos pequenos) e têm várias utilidades: servem de babador ou paninho de boca para limpar restos de comida e sujeiras. Essa versão de fralda de pano é bem fininha e prática de levar na bolsa. No entanto, ela costuma sujar bastante e, por isso, é necessário limpá-la frequentemente. Para te ajudar, nós separamos dicas de como lavar fralda de pano para bebê usando os produtos de limpeza certos. Vale a pena conferir!

Como lavar fralda de boca para bebê em poucos passos

Se você não sabe como lavar fralda de pano para bebê, aqui vai uma dica importante: é necessário evitar produtos abrasivos ou muito perfumados, que podem causar alergia nos pequenos. Recorrer ao sabão ou detergente neutro, nesse caso, acaba sendo a melhor opção! Também é possível utilizar produtos específicos para peças delicadas. A Qualitá, por exemplo, tem uma linha de lava roupas líquido de bebê que é perfeita para essa tarefa.

Para começar, você deve encher um balde de água, despejar um pouco de sabão neutro líquido (ou em pó), detergente neutro ou lava roupas para bebê Qualitá. Agite a solução com os dedos, mergulhe a fralda de pano nessa mistura e deixe de molho por 10 minutos. Depois, esfregue o tecido com as mãos, enxágue bem e prontinho! Antes de guardar, certifique-se de que a fralda está bem seca, ok?

Levando em conta que a fralda de boca é um item que o bebê mantém perto do rosto, é muito importante que ela seja sempre lavada com produtos neutros. Ou seja, o ideal é evitar amaciantes e substâncias muito perfumadas. Atenha-se ao básico que não tem erro!

Obs.: Você também pode lavar essas fraldinhas de bebê na máquina usando produtos neutros. No entanto, elas devem ir em ciclos separados, ok? Junto com outras peças de bebês.

Aprenda como lavar fralda de pano ecológica para economizar nas descartáveis

Existe outro tipo de fralda de pano para bebê que é bem ecológica, econômica e feita de material impermeável. No entanto, ela não funciona como fralda de boca, mas sim como substituta da fralda descartável. Ela é ótima para evitar assaduras nos bebês e, ao contrário do que parece, é bem fácil de lavar e conservar.

Por ter camadas impermeáveis, esse tipo de fralda de pano (branca ou colorida) também deve ser lavada com alguns cuidados. Caso você use amaciante, por exemplo, é possível que o tecido perca a capacidade de absorção com o passar do tempo. Por isso, o ideal é usar apenas sabão neutro líquido, ok?

Caso o bebê tenha feito cocô, a lavagem será uma pouco mais complicada: comece jogando o cocô no vaso, dê descarga e, então, coloque a fralda na água corrente. O ideal é que você passe um pouco de sabão neutro líquido no tecido, esfregue um pouco e deixe de molho por 15 minutos.

Depois, é possível lavar a fralda à mão ou na máquina, fica por sua conta! No final, certifique-se de que a fralda está bem enxaguada (sem resquícios de sabão) e a estenda em um local arejado, preferencialmente no sol. Deixe-a secar bem antes de usar no bebê novamente, ok?

Obs.: A lavagem desse tipo de fralda deve ser ainda mais caprichada. Caso o tecido fique com sujeiras ou restos de produto, é possível que o bebê sofra com alergias. Portanto, lembre-se de lavar e enxaguar bem, ok?