Lavanderia

Ferro nunca mais! Saiba quais tipos de tecido você não precisa passar

Roupas de lã ou de acrílico, muito usadas no inverno, não precisam ser passadas
Roupas de lã ou de acrílico, muito usadas no inverno, não precisam ser passadas

Nos dias de hoje muita gente não tem mais tempo (ou paciência) para ficar passando as roupas, né? Por isso, muitos optam por passar apenas aquelas peças que amarrotam muito facilmente - geralmente as de algodão, linho ou seda. O lado bom é que existem alguns tipos de tecido que você não precisa passar. Para facilitar a sua vida, nós listamos os principais deles - confira!

Microfibra é muito usada na confecção de mantas, toalhas e roupões de banho

Muito provavelmente você conhece a microfibra através de roupas de cama (edredons e mantas), toalhas e roupões de banho. Esse tipo de tecido é extremamente macio, leve e não precisa ser passado. Algumas roupas de frio (principalmente blusas de manga comprida) também são feitas desse material.

O processo de lavagem é bem simples: você pode lavar o tecido na máquina ou à mão (com sabão simples) e, depois, é só deixar secando normalmente. Não há necessidade de passar com o ferro quente! Vale lembrar que a maioria das mantas e edredons são feitos de materiais que não precisam ser passados.

Lycra (elastano) é um tecido bem elástico e resistente, muito usado na confecção de maiôs, sungas e collants

A lycra (ou elastano) se destaca por ser um material extremamente elástico. Ela é feita a partir de fibras sintéticas e é geralmente usada na confecção de maiôs e sungas de natação, roupas de ginástica, collants e roupas de dança/ ginástica. Esse tipo de tecido é bem resistente e também não precisa ser passado - basta lavar com sabão neutro (usando vinagre + bicarbonato de sódio para remover possíveis manchas) e depois deixar secando normalmente.

Roupas de lã não precisam ser necessariamente passadas

Roupas de lã também não precisam ser passadas - quando lavadas e secas da forma correta, elas já ficam bem lisas e podem ser usadas logo após a secagem. Mas sabia que algumas pessoas têm o costume de passar esse tipo de tecido? Só que que você não pode sair colocando o ferro de passar diretamente sobre a lã. Neste caso, as pessoas precisam colocar um outro tecido (específico para isso) por cima da roupa para usar o ferro. Mesmo assim, lembre-se de que não há tanta necessidade de passar a lã, ok?

Acrílico é um tecido semelhante à lã e não precisa ser passado com ferro

Muitas pessoas costumam confundir o acrílico com a lã, pois os dois tecidos são realmente muito parecidos. A diferença é que o acrílico é um material mais leve e macio, também muito usada na confecção de roupas de frio (inclusive mantas e edredons). Mas assim como a lã, esse tipo de tecido não precisa ser passado.

Roupas de tactel (fibras sintéticas) são bem leves e não precisam ser passadas

Sabe aqueles shorts, regatas e camisetas que você geralmente usa para fazer exercício? Eles são geralmente feitos de tactel ou materiais de fibras sintéticas - bem leves, resistentes e que dispensam o uso do ferro. Aliás, o mais indicado é que você lave as roupas desse material sempre à mão, pois o agito da máquina pode desgastar e comprometer a qualidade do tecido. Depois, é só esperar que a roupa seque normalmente para que fique pronta para o uso.

Nylon é um material extremamente resistente, leve e não precisa ser passado

Também usadas no segmento esportivo, o nylon é outro material que dispensa o ferro de passar roupa. Ele é composto por fibras sintéticas e, geralmente, é usado na confecção de roupas de ginástica (blusas e shorts) meias e até mesmo casacos. Assim como as roupas de tactel, as de nylon são bem leves, resistentes, devem ser lavadas à mão para não comprometer a qualidade do tecido.

Matérias: Lavanderia

Ver mais