Fun

Férias escolares em casa: 5 atividades divertidas para entreter os pequenos

Durante as férias escolares, mantenha as crianças distraídas com atividades divertidas e criativas
Durante as férias escolares, mantenha as crianças distraídas com atividades divertidas e criativas

O período de férias escolares é sempre um ótimo momento para as crianças, porém mais tenso para os adultos: afinal, distrair os pequenos pode ser um grande desafio, principalmente se estão aproveitando as férias em casa. Mas nada de desespero! O Casa Prática Qualitá listou 5 atividades divertidas que, com certeza, irão distrair - e cansar - os pequenos nestas férias escolares de 2022.

1 - Faça o seu próprio cinema em casa

Nada como assistir um filme para passar o tempo, né? Para uma criança, o momento pode ser ainda mais especial. Se possível, tente criar um ambiente mais aconchegante na própria sala de casa, com direito a luzes apagadas e até a companhia de alguns amiguinhos. Afinal, ir ao cinema acompanhado é mais legal! E a melhor parte de preparar o seu próprio cinema em casa é que é possível fazer uma maratona de filmes com os favoritos de toda a turminha. E para acompanhar, nada como uma pipoquinha, né? Você pode apostar nas opções prontas de microondas, como a Pipoca para micro-ondas sabor chocolate com cobertura Qualitá, ou optar por fazer uma receita caseira especial com o Milho para Pipoca Qualitá. A próxima dica te dá uma receita deliciosa para fazer com as crianças!

2 - Pipoca gourmet de paçoca: cozinhe junto com os seus filhos

Trazer as crianças para a cozinha e preparar algo com elas pode até não parecer uma boa ideia. Mas, durante o período de férias escolares tudo vira motivo para brincadeira. Além disso, há receitas muito fáceis e simples de se fazer com as crianças, como a pipoca de paçoca.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de Milho para Pipoca Qualitá
  • 1/2 xícara de açúcar Qualitá
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher de óleo Qualitá
  • 1 colher de chá de manteiga Qualitá
  • 4 Paçocas de Rolha Qualitá

Modo de preparo:

Passo 1: Coloque o óleo em uma panela e adicione o milho para fazer a pipoca. Em seguida, reserve.
Passo 2: Em outra panela, misture açúcar, água e manteiga. Mexa bem até perceber que o caldo está ficando no tom caramelo e depois desligue.
Passo 3: Misture o caramelo com a pipoca
Passo 4: Faça uma farinha com as paçocas e jogue em cima da pipoca. Pronto, agora é só assistir o filme e se deliciar.

Apesar de ser preciso mexer no fogo para preparar a receita de pipoca de paçoca, as crianças podem ajudar colocando o milho na panela ou até mesmo fazendo a farinha a partir da paçoca. A dica aqui é fazer com que seus filhos também sintam que fazem parte de toda a “brincadeira”.

3 - Que tal arrumar o quarto de um jeito diferente?

Sim, a ideia de fazer os filhos arrumarem o quarto durante as férias escolares parece algo bem distante do significado de diversão. No entanto, há maneiras criativas de propor essa ideia. Qual organizar o quarto de outro jeito, mudando o lugar da cama, da mesa e do que mais tiver no cômodo? Com certeza a ideia de ter um “quarto novo” deixará os pequenos empolgados. Além disso, os pais também podem aproveitar para dar uma otimizada na organização do quarto com organizadores e nichos.

4 - Vamos fazer uma festa?

Apesar de algumas famílias viajarem no período de recesso, muitas crianças passam as férias em casa. Então, que tal organizar uma festinha para juntar a turma toda? Além de ser um programa muito divertido para os pequenos, já que reúne brincadeiras, comidas e bastantes motivos para gastar energia, é também uma ótima forma de descontrair os pais que estão com uma criança dentro de casa o dia todo, já que se cria a oportunidade de conviver um pouco com outros adultos, pais das crianças convidadas.

5 - Desperte a criatividade dos seus filhos

Muitos pais acreditam que precisam gastar muito dinheiro para entreter e distrair os filhos. Apesar de existirem vários brinquedos e jogos que ajudam nessa tarefa, é possível fazer muitas brincadeiras sem gastar tanto. Com uma folha de papel, lápis ou até mesmo tinta, você pode criar uma atividade muito divertida com os seus filhos e também fazer com que eles usem a criatividade criando desenhos, personagens e até história. Quando o assunto é criança, só é preciso mantê-los inspirados.

Matérias: Fun

Ver mais