Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saber como temperar feijão preto, carioca ou fradinho não será um problema para você após a leitura deste post. Confira os melhores temperos!
Guia Culinário 04/03/2024

Saber como temperar feijão preto, carioca ou fradinho não será um problema para você após a leitura deste post. Confira os melhores temperos!

Que o feijão é o queridinho dos brasileiros, todo mundo já sabe. Delicioso de qualquer jeito, não é só o arroz que ele acompanha: muitas pessoas o utilizam nas feijoadas, no macarrão, na salada e em diversos outros pratos. Mas, você sabe como temperar feijão preto, carioca e fradinho?

Sim, muitas pessoas têm dúvidas sobre como prepará-lo da melhor forma. E é por isso que nós separamos as melhores dicas para você aprender de uma vez por todas como preparar cada tipo feijão e quais são os temperos mais adequados. Dá uma olhada!

Quais são os melhores temperos para feijão preto?

Além dos clássicos temperos, alho e cebola, existem outras opções que também têm o poder de deixar o feijão preto igualmente saboroso! Confira, a seguir, os melhores temperos para você preparar o seu feijão preto:

1. Cominho

O cominho é bastante usado para preparar este alimento, pois traz um sabor terroso e levemente picante ao feijão.

2. Coentro

Outro clássico na cozinha é o coentro. Fresco ou em pó, esse tempero, além de trazer um sabor cítrico ao feijão, adiciona um frescor à comida.

3. Cenoura e abóbora

Outra maneira de como temperar feijão preto é cozinhar a cenoura e a abóbora junto à leguminosa. Isso vai deixar o prato mais nutritivo e com sabor mais adocicado.

4. Bacon e linguiça calabresa

Caso você não seja vegetariano ou vegano e deseje adicionar mais sabor ao feijão, então uma boa dica é acrescentar o bacon e a linguiça calabresa quando a leguminosa já estiver cozida.

5. Páprica

Versátil, a páprica é um tempero de vários sabores. Portanto, se você gosta de um sabor mais leve, a melhor opção é a páprica doce. Porém, se a sua preferência é por um sabor apimentado, então a escolha deve ser a páprica picante. Mas, se deseja substituir o sabor da linguiça, vale a pena investir na páprica defumada.

6. Maxixe

Para usar o maxixe como tempero, o ideal é cozinhá-lo junto ao feijão. Assim, além de deixar o prato mais nutritivo – já que o fruto é muito rico em vitamina C –, ele confere também ao feijão um amargor gostoso e um caldo mais grosso.

7. Beterraba

Indicado, principalmente, para quem tem anemia, a beterraba é uma ótima opção para adicionar cor ao feijão e deixá-lo ainda mais nutritivo. Cozinhe a beterraba inteira junto a leguminosa. O prato vai ficar roxo, bonito, saudável e delicioso!

Como temperar feijão preto de forma simples?

Para temperar o feijão preto, basta seguir o passo a passo:

Ingredientes

2 dentes de alho;
1 cebola;
Óleo de soja ou manteiga;
Sal a gosto.

Modo de preparo

Comece picando os dois ingredientes e então refogue-os em uma panela com um pouco de manteiga (ou óleo de soja) até que ambos fiquem bem douradinhos. O último passo é acrescentar o feijão já cozido, a água para formar o caldo e o sal a gosto. Só não se esqueça de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo!

Uma dica: Se você preferir fazer uma versão ainda mais saborosa, acrescente uma linguiça calabresa, bacon ou algum tipo de carne à mistura. O sabor fica inigualável!

Como temperar feijão carioca?

Quais são os melhores temperos para feijão carioca?

Assim como o preto, o sabor do feijão carioca também pode ser realçado com outros temperos, para além do alho e da cebola. Veja a seguir algumas opções de como temperar feijão carioca:

1. Pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino é um tempero que combina com muitas comidas – e com o feijão carioca não seria diferente. E o melhor: uma pitada de pimenta moída é o suficiente para adicionar um leve calor ao feijão e deixá-lo mais delicioso.

2. Páprica

A páprica não só combina com o feijão preto, como também pode deixar o feijão carioca ainda melhor. E o mesmo vale para os dois feijões: se o que você gosta é um sabor suave, deve-se investir na páprica doce. Mas, se o sabor apimentado é o que mais te apetece, então, o ideal é a páprica picante. Agora, se o objetivo é substituir o sabor da linguiça, a páprica defumada é a mais indicada.

3. Folha de louro

A folha de louro é um clássico em como temperar feijão carioca. E não é à toa: o tempero traz mais profundidade ao sabor, dando um toque especial à comida.
Tomate

Além de deixar a comida mais saborosa, o tomate, fresco ou em molho, dá um leve toque de acidez ao feijão.

4. Pimentão

O pimentão – vermelho, verde ou amarelo – traz mais cor, sabor e valor nutritivo ao feijão.

5. Salsinha

Assim como o coentro, a salsinha, adicionada após o cozimento do feijão, dá um toque de frescor ao prato.

6. Cúrcuma

A cúrcuma traz ao feijão mais cor, um sabor característico e muita nutrição – já que o tempero possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Como temperar o feijão carioca de forma simples?

Quer aprender a temperar o feijão carioca de forma simples e prática para acompanhar um belo arroz soltinho? Então, confira o passo a passo a seguir:

Ingredientes

1 alho;
1 cebola;
1 ou 2 folhas de louro;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino;
Linguiça calabresa (ou paio).

Modo de preparo

Primeiro, cozinhe o feijão da sua maneira (pode ser na panela de pressão ou na panela comum) e reserve. Pegue uma outra panela e prepare o refogado de alho e cebola. Quando os dois estiverem dourados, adicione o feijão, o sal, a pimenta e as folhas de louro, agregando todos os ingredientes. Por fim, você pode acrescentar a linguiça e cozinhá-la junto com o feijão ou prepará-la separadamente e acrescentá-la depois. Fique à vontade!

Como temperar feijão fradinho?

Quais são os melhores temperos para feijão fradinho?

O feijão fradinho também pode ser preparado da mesma forma que o preto e o carioca, mas a sua especialidade principal é no acompanhamento de saladas. Pensando nisso, deixamos aqui dicas como temperar feijão fradinho e fazer uma salada deliciosa:

1. Pimentão

Use e abuse do pimentão verde, vermelho e amarelo, para dar muita cor e sabor ao seu feijão!

2. Salsinha

Se você quer dar um toque mais refrescante ao prato, não esqueça de adicionar salsinha – e/ou coentro –, quando o feijão fradinho já estiver cozido.

3. Pimenta-do-reino

Agora, se o seu desejo é dar um toque mais quente ou equilibrar o frescor da salsinha com o calor de outro tempero, então o ideal é usar a pimenta-do-reino. Com apenas uma pitada, o sabor do feijão fradinho vai ficar no ponto!

4. Azeite e vinagre

Outra maneira de como temperar feijão fradinho é usar a mistura de azeite e vinagre, que garante à leguminosa um sabor rico e, ao mesmo tempo, levemente ácido.

5. Pepino

Por ser rico em fibras, vitaminas e minerais, a adição do pepino no feijão pode ser uma boa pedida. Mas vale lembrar que o sabor refrescante do pepino contrasta com a textura e o sabor do feijão fradinho cozido. Por isso, essa dica é indicada, principalmente, para quem adora experimentar novas combinações.

6. Tomate

Um dos mais queridinhos da culinária não pode faltar: o tomate, fresco ou em molho, traz além de cor e um ótimo sabor, leve acidez ao feijão.

7. Folhas verdes

Você pode separar a alface, a acelga e a rúcula e depois colocar por cima das folhas o feijão fradinho cozido e já temperado com outros ingredientes da sua preferência. Com certeza vai ficar delicioso!

Como temperar feijão fradinho de forma simples?

Para fazer uma deliciosa salada de feijão fradinho, é muito fácil! Veja o passo a passo e faça hoje mesmo esse prato maravilhoso:

Ingredientes

1 pimentão (amarelo, verde e vermelho);
Salsinha a gosto;
1 cebola;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
Mistura de azeite e vinagre.

Modo de preparo

Cozinhe o feijão na panela de pressão (preste atenção apenas para que ele não desmanche ou fique macio demais). Em seguida, deixe-o esfriar e, quando estiver mais frio, acrescente os ingredientes que faltam. Se preferir, coloque um pouco de coentro e orégano na mistura. Fica perfeito!

Dica bônus: tome cuidado com o vinagre! Ele é muito importante para dar o sabor final, mas pode deixar o prato ácido demais.
Agora que você já sabe como temperar feijão preto, carioca e fradinho, que tal aproveitar as dicas e preparar um prato simples, mas muito delicioso e nutritivo?