Alimentação

Feijão preto, carioca e fradinho: como temperar cada tipo de feijão

Na hora de preparar o feijão preto, lembre-se que alho e cebola são os ingredientes base de um bom refogado
Na hora de preparar o feijão preto, lembre-se que alho e cebola são os ingredientes base de um bom refogado

Que o feijão é o queridinho dos brasileiros, todo mundo já sabe. E, por incrível que pareça, o consumo dessa leguminosa só aumenta a cada dia que passa. É como se "bater" um prato de arroz e feijão todos os dias fizesse parte do código de boas condutas de um brasileiro raiz. E não é só o arroz que ele acompanha: muitas pessoas o utilizam nas feijoadas, no macarrão, na salada e em diversos outros pratos. O único problema é que ainda restam dúvidas sobre como prepará-lo da melhor forma - seja ele preto, carioca ou fradinho. E é por isso nós separamos as melhores dicas para você aprender de uma vez por todas qual é a maneira certa de preparar cada tipo feijão e quais são os temperos mais adequados. Dá uma olhada!

Tempere o feijão preto com o clássico refogado de alho e cebola

Começando pelo mais simples e tradicional de todos: o feijão preto. Para temperá-lo, basta ter em casa alguns dentes de alho e uma cebola. Comece picando os dois ingredientes e então refogue-os em uma panela com um pouco de manteiga (ou óleo de soja) até que ambos fiquem bem douradinhos. O último passo é acrescentar o feijão já cozido, a água para formar o caldo e o sal a gosto. Só não se esqueça de deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo!

Uma dica: Se você preferir fazer uma versão ainda mais saborosa, acrescente uma linguiça calabresa, bacon ou algum tipo de carne à mistura. O sabor fica inigualável!

Feijão carioca pode ser temperado com um pouco de louro e linguiça

Nada como um feijão carioca bem temperado para acompanhar um belo arroz soltinho. Para este tipo de leguminosa, você vai precisar da receita base (alho picado + cebola), de uma a duas folhas de louro, sal e pimenta-do-reino a gosto e uma bela linguiça calabresa (ou paio) com pouca gordura, de preferência.

Primeiro, cozinhe o feijão da sua maneira (pode ser na panela de pressão ou na panela comum) e reserve. Pegue uma outra panela e prepare o refogado de alho e cebola. Quando os dois estiverem dourados, adicione o feijão, o sal, a pimenta e as folhas de louro, agregando todos os ingredientes. Por fim, você pode acrescentar a linguiça e cozinhá-la junto com o feijão ou prepará-la separadamente e acrescentá-la depois. Fique à vontade!

Faça uma salada de feijão fradinho

O modo mais comum de se fazer esse tipo de feijão é preparando-o como uma saladinha. Para fazer uma deliciosa salada de feijão fradinho, basta ter um pouco de pimentão picado - amarelo, verde e vermelho -, salsinha, cebola crua, sal e pimenta-do-reino a gosto e uma mistura de azeite e vinagre, dois alimentos essenciais e que nunca podem faltar na sua despensa nos momentos de urgência.

O modo de preparo é bem simples: é só cozinhar o feijão na panela de pressão (preste atenção apenas para que ele não desmanche ou fique macio demais, tendendo a desmanchar!), deixá-lo esfriar depois de pronto e acrescentar o os ingredientes que faltam. Se preferir, coloque um pouco de coentro e orégano fresco na mistura. Fica perfeito! Também é possível preparar o feijão fradinho da mesma forma que os outros dois, mas a sua especialidade principal é no acompanhamento de saladas.

Dica bônus: tome cuidado com o vinagre! Ele é muito importante para dar o sabor final, mas pode deixar o prato ácido demais.

Matérias: Alimentação

Ver mais