Limpeza

Fazer faxina no quarto é essencial! O passo a passo para deixar o ambiente um brinco

Para fazer uma  faxina no quarto  bem completa, é importante lembrar de limpar bem o piso - inclusive embaixo da cama e de outros móveis
Para fazer uma faxina no quarto bem completa, é importante lembrar de limpar bem o piso - inclusive embaixo da cama e de outros móveis

Manter o quarto limpinho, cheiroso e organizado é fundamental para ter mais conforto e bem-estar no dia a dia. E, para isso, o segredo é fazer uma faxina rotineira e caprichada - limpando desde a escrivaninha até o guarda-roupa e embaixo da cama. A boa notícia é que, com um pouco de organização e com a ajuda dos produtos de limpeza certos, é possível fazer uma faxina no quarto impecável. Confira e tente seguir todas as nossas recomendações à risca!

1. Organize os objetos soltos e limpe o guarda-roupa

Antes de começar a limpeza pesada, você deve organizar o ambiente o máximo possível. Para isso, recolha todas as roupas espalhadas (lembrando de colocar as sujas no cesto), guarde os objetos que estão fora de ordem e, se possível, tire os itens de dentro do armário, passe um paninho seco (ou com um pouco de lustra-móveis) e, depois, guarde tudo novamente.

2. Leve os tapetes e cortinas para lavar

Outro ponto importante é lembrar de recolher os tapetes e cortinas para lavar - o que pode ser feito a cada 15 dias. Caso o quarto tenha persianas, basta passar um pano levemente umedecido para tirar a poeira. Já para lavar bem o tapete, a nossa dica é começar tirando a poeira com o aspirador. Depois, faça uma solução de 500 ml de água, 1 copo de vinagre branco, 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido - misture, transfira a solução para um borrifador e espirre no tapete, usando uma escova para esfregar. Prontinho!

3. Passe um pano em todos os móveis do quarto

Chegou a hora de fazer uma limpeza caprichada em todos os móveis do quarto! Passe uma flanela com um pouco de lustra-móveis em todas as prateleiras, na mesa de cabeceira, escrivaninha, na parte de fora do guarda-roupa e até na cabeceira da cama. Assim, você tira bem a poeira e ainda deixa a mobília brilhante e com um cheirinho agradável.

4. Limpe espelhos, porta-retratos, quadros e enfeites

Não deixe de também limpar os objetos menores do quarto, ok? Para higienizar o espelho, por exemplo, você pode usar um paninho com um pouco de limpa vidros ou álcool. Passe também uma flanela umedecida nos porta-retratos, quadros, luminárias e outros enfeites soltos que tenham no cômodo.

5. Não se esqueça de limpar porta, janela, maçaneta e até tomadas e interruptores

Você sabia que também é importante limpar as esquadrias do quarto? Com um pano levemente umedecido, você deve limpar bem as estruturas das janelas e da porta. Para deixar o vidro bem limpinho, use um limpa vidros ou até mesmo uma solução de água com detergente (caso a superfície esteja com muitas marcas de gordura). Use também uma solução de água com sabão neutro para desinfetar as maçanetas e um pano seco para tirar a poeira das tomadas e interruptores.

6. Varra o chão e passe um pano úmido com um limpador para piso

Chegando no final da faxina, o ideal é fazer uma limpeza caprichada no piso para também tirar as sujeiras que caem durante a limpeza da mobília. Para isso, comece usando uma vassoura ou aspirador de pó, tomando o cuidado de arrastar os móveis para tirar bem as sujeiras.

Em seguida, passe um pano úmido com o produto específico para a limpeza do piso em questão - para revestimentos de cerâmica, por exemplo, você pode usar uma solução de água com detergente neutro. Já para limpar tábuas ou tacos de madeira, a nossa dica é se ater aos limpadores específicos para o material.

7. Passe um aspirador de pó no colchão e troque o lençol

Quando o quarto já estiver bem limpo e organizado, a nossa dica é tirar o lençol da cama, sacudir um pouco o colchão e, quem sabe, passar um aspirador de pó. Depois, coloque um lençol novo e prontinho! Vale destacar que é indicado colocar o colchão no sol com certa frequência para evitar o acúmulo de ácaros ou manchas de mofo.

Matérias: Limpeza

Ver mais