Alimentação

Fazer churrasco na panela de pressão é possível! Aprenda a prepará-lo

Para fazer churrasco na panela de pressão, uma boa dica é acomodar a carne sobre pedaços de carvão embrulhado no papel alumínio e levar para assar por 20 minutos
Para fazer churrasco na panela de pressão, uma boa dica é acomodar a carne sobre pedaços de carvão embrulhado no papel alumínio e levar para assar por 20 minutos

Fazer churrasco na panela de pressão pode ser uma ótima alternativa para quem não tem churrasqueira em casa, sabia? Apesar de não ser um método tão conhecido, essa é uma opção rápida e prática de preparar carnes, linguiça, costela e outras comidas sem deixar a desejar. Você pode, inclusive, fazer o churrasco na panela de pressão com carvão para deixar aquele gostinho de defumado. Quer saber como? Dá uma olhada matéria!

Para fazer um bom churrasco na panela de pressão, use o carvão a seu favor

Para grelhar a carne e deixá-la com o clássico sabor de churrasco, o carvão é um elemento superimportante no churrasco de panela de pressão - embora essa afirmação não tenha muito sentido quando nós não estamos acostumados a nos aventurar na cozinha. A ideia, nesse caso, é embrulhar alguns pedaços de carvão misturados com ervas frescas, como alecrim, louro e tomilho (para ajudar a dar sabor) no papel alumínio e forrar a panela antes de levar ao fogo.

Você vai precisar de: 3 a 4 pedaços pequenos de carvão, 2 folhas de papel alumínio, ramos de ervas frescas a gosto, 1kg de costela suína (ou picanha), 500 g de linguiça temperada e sal grosso a gosto.

Para preparar, comece colocando o carvão em cima de uma das folhas de papel alumínio. Acrescente os ramos de ervas frescas - colocando-as entre os pedaços de carvão -, puxe as pontas para fechar e embrulhar e, depois, embrulhe mais uma vez com a segunda folha.

Para que a carne absorva sabor e fique ainda mais temperada, tempere a costela suína (ou picanha) com um pouco de sal grosso - o tipo ideal para churrascos - e faça pequenos furinhos na linguiça com a ajuda de um garfo. Para finalizar, acomode o carvão no fundo da panela, coloque a costela por cima e distribua a linguiça ao redor da carne fazendo uma espécie de "barreira" para que ela não encoste nas paredes da panela. A ideia é que ela libere gordura e proteja a carne da costela, evitando que ela queime devido à falta de óleo na panela.

Leve ao fogo médio - com a panela de pressão completamente tampada -, deixe pegar pressão e abaixe para o fogo baixo. Conte 20 minutos. Quando a válvula parar de liberar vapor, basta abrir a tampa, fatiar as carnes e servir.

Obs.: Outra boa dica para saborizar o churrasco na panela de pressão - principalmente no caso da panela elétrica, que não pode levar papel alumínio - é substituir o carvão por uma "caminha" de rodelas grossas de cebola. Basta colocar a costela por cima (virada com o osso para baixo) e acrescentar a linguiça.

Dica: Acertar na escolha da carne é fundamental para fazer um bom churrasco - por isso, dê preferência à costela, à picanha ou qualquer outro tipo de carne magra que possua uma pequena capa de gordura.

Matérias: Alimentação

Ver mais