Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 20/10/2020

Faxina prática! Saiba como tirar pó dos móveis com eficiência

Quase ninguém gosta de fazer faxina, mas é muito boa aquela sensação de ter a casa bem limpa e cheirosa, né? Tirar poeira dos móveis, por exemplo, é muito importante para evitar o acúmulo de ácaros e deixar o ambiente mais confortável para quem tem alergia. Muitas pessoas acham que usar um espanador de pó já resolve o problema, mas é necessário fazer uma limpeza mais caprichada, usando os produtos certos, para deixar a mobília impecável! Aqui, nós separamos dicas de como limpar os móveis da casa de forma eficiente no dia a dia. Confira!

Como tirar pó dos móveis de forma eficiente?

A primeira dica para evitar a formação de camadas de poeira nos móveis é fazer uma limpeza mais caprichada pelo menos uma vez por semana. É necessário limpar as mesas, cadeiras, armários, cômodas e até cabeceiras de cama que ficam expostas a diferentes sujeiras (tanto ácaros quanto manchas de gordura dos dedos). Dá uma olhada no nosso tutorial para não errar:

1. Passe um pano úmido, com lustra móveis ou álcool

Para limpar superfícies de madeira (mesas, cadeiras, cabeceiras, armários e gavetas) a principal dica é passar um paninho de microfibra com um pouco de lustra móveis. Caso o móvel esteja com uma camada muito grande de sujeira, no entanto, comece passando um pano levemente umedecido (para tirar o grosso) e depois passe o pano com o produto. Já para as partes de vidro (tampos de mesa e portas de armários), o mais indicado é passar um paninho com um pouco de álcool, que serve para desinfetar e tirar possíveis manchas de gordura dos dedos.

Obs.: não se esqueça de também limpar objetos pequenos, como porta-retratos, vasos e diferentes enfeites. Para isso, basta usar uma flanela levemente umedecida.

2. Passe uma flanela seca

Depois de limpar os móveis usando um pano úmido (ou com o produto), o ideal é passar um flanela seca. A madeira, por exemplo, tende a absorver a umidade e, para que não fique manchada, é muito importante que seja seca depois de limpa. Faça isso principalmente na parte de dentro de armários e gavetas, que não têm circulação de ar e podem acabar retendo mais umidade.

3. Recorra ao aspirador de pó dependendo do caso

Para limpar estofados de cadeiras, poltronas e alguns sofás, a melhor dica é recorrer ao aspirador de pó, que é capaz de sugar as sujeiras que ficam impregnadas no tecido. Assim, é possível remover ácaros com facilidade no dia a dia! É importante destacar que também é necessário lavar o estofado de tempos em tempos. Para isso, prepare uma solução de 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 5 colheres de sopa de álcool e 1 colher de sopa de amaciante não concentrado. Misture bem, transfira para um borrifador e espirre diretamente no estofado. Use uma esponja macia para esfregar e depois é só esperar secar. Prontinho!

É indicado usar espanador de pó?

Algumas pessoas têm o hábito de usar espanador para tirar poeira dos móveis no dia a dia. No entanto, ao fazer isso, você apenas espalha o pó pelo ambiente em vez de se livrar realmente do problema. Por isso, o ideal é recorrer ao espanador apenas quando você também pretende limpar os pisos e o ambiente de uma forma geral depois dos móveis.