Alimentação

Farofa para churrasco: descubra 3 tipos diferentes para preparar

Você pode fazer uma receita de farofa para churrasco simples usando apenas manteiga, cebola, sal e farinha de mandioca
Você pode fazer uma receita de farofa para churrasco simples usando apenas manteiga, cebola, sal e farinha de mandioca

Para acompanhar as carnes, o arroz e o molho à campanha, não pode faltar uma boa farofa para churrasco, não é mesmo? Feita com calabresa, bacon ou apenas com manteiga e cebola, essa receita é bastante tradicional da culinária brasileira e fica deliciosa. Quer aprender a fazer diferentes versões de farofa de churrasco? Nós separamos 3 receitas simples que ficam de dar água na boca. Confira!

Receita de farofa para churrasco

Considerada um ótimo acompanhamento para churrasco, a farofa pode ser feita com diferentes tipos de farinha - de mandioca, fubá, de rosca, panko e até incrementada com ovos e bananas. Uma boa dica é sempre inovar no preparo e usar diferentes temperos para descobrir sabores novos. Conheça 3 receitas que já fazem bastante sucesso:

1. Receita de farofa simples para churrasco

Caso você queira preparar uma farofa de churrasco mais rápida, a nossa dica é apostar em uma receita simples - feita apenas com manteiga, cebola e os temperos de sua preferência. A farinha de mandioca, em especial, tende a ficar bem crocante e consegue pegar bem o sabor da manteiga, resultando em uma farofa churrasco bem deliciosa!

Aqui, uma boa dica é usar um pouco de óleo para fritar a cebola e apenas depois acrescentar a manteiga. Isso faz total diferença para que a farinha fique mais crocante e saborosa, pode apostar!

Você vai precisar de: Óleo Qualitá, 1 cebola Qualitá grande cortada em cubos, 4 colheres de sopa de manteiga Qualitá, sal a gosto, 1 pacote de farinha de mandioca branca Qualitá (500 g).

Em uma panela, coloque um fio de óleo e frite as cebolas até elas ficarem transparentes. Em seguida, adicione a manteiga e deixe-a derreter um pouco. Acrescente sal a gosto e vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, mantendo o fogo médio/baixo. Espere a farinha ficar mais dourada e crocante e, se desejar, adicione mais um pouco de sal. Essa receita é bem simples, mas fica dos deuses!

Obs.: Caso você queira fazer uma receita de farofa de ovo, que também fica deliciosa, basta adicionar 5 ovos logo após fritar a cebola. Mexa-os com uma colher e só depois adicione a farinha, ok? Depois é só fritar normalmente e prontinho!

2. Receita de farofa para churrasco com bacon e calabresa

Tem como resistir a uma boa farofa para churrasco com bacon e calabresa? Essa versão é bem incrementada, mas também superfácil de preparar! Aqui, o ideal é fritar o bacon, a calabresa e a cebola - nessa ordem exata - usando a mesma frigideira, para que o gosto da gordura fique na farofa. O resultado fica de dar água na boca!

Você vai precisar de: 1 pacote de bacon em fatias Qualitá (250 g), 2 linguiças tipo calabresa Qualitá, 1 cebola Qualitá média, 1 pacote de farinha de mandioca branca Qualitá (500 g), sal a gosto.

Para começar, você deve cortar o bacon, a calabresa e a cebola em cubos bem pequenos. Em uma frigideira, coloque o bacon e deixe-o fritar até que fique dourado. Depois, reserve-o em um recipiente.

Na mesma frigideira, frite a calabresa até que ela fique dourada. Em seguida, transfira-a para o recipiente do bacon. Por fim, frite a cebola na mesma frigideira. Quando ela estiver transparente, adicione novamente o bacon e a calabresa.

Vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos e frite até que ela fique dourada. Você pode acrescentar um pouco de sal a gosto nesse processo e prontinho!

3. Receita de farofa de cebola para churrasco

A receita de farofa de cebola para churrasco também faz bastante sucesso e é bem fácil de preparar. Aqui, o protagonista da receita é justamente a cebola - por isso, o ideal é cortá-la em tiras e usar uma quantidade maior do ingrediente. Basta seguir as nossas dicas que não tem erro!

Você vai precisar de: 3 colheres de sopa de óleo Qualitá, 3 colheres de sopa de manteiga Qualitá, 2 cebolas Qualitá cortadas em tiras, ½ pacote de farinha de mandioca branca Qualitá (250 g no total), sal a gosto.

Para começar, coloque o óleo e a manteiga em uma frigideira grande. Deixe esquentar bem no fogo alto e, então, adicione as cebolas em tiras. Aqui, o segredo é deixar fritar bem, por uns 15 minutos, para que as cebolas fiquem douradas.

Quando chegar nesse ponto, abaixe um pouco o fogo, adicione a farinha de mandioca e siga fritando por mais uns minutos. Quando a farofa estiver bem torrada é só apagar o fogo. Bem fácil, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais