Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farinha de mandioca x farinha de milho: como utilizar esses tipos de farinha na cozinha
Meu Lar 08/03/2022

Farinha de mandioca x farinha de milho: como utilizar esses tipos de farinha na cozinha

É comum ter diferentes tipos de farinha na despensa para variar nas receitas. A farinha de mandioca e a farinha de milho são exemplos clássicos de ingredientes que não podem faltar na lista de compras do supermercado, pois são opções versáteis que compõem pratos variados na mesa brasileira com muito sabor. Mas você sabe quais são as diferenças entre elas? Veja abaixo como os alimentos se distinguem e as maneiras de utilizá-los na cozinha.

Farinha de mandioca: ingrediente é leve e incrementa refeições prontas

A farinha de mandioca faz sucesso no preparo de farofas e rende sabores incríveis para o churrasco. Com a farinha de mandioca crua, é possível combinar diferentes alimentos e temperos, criando combinações únicas. O alimento é leve, saboroso e rende muito. Além da farofa, ele pode ser usado em diversos preparos, como pirão de peixe, bolos e pães. Veja a seguir uma receita simples e criativa com o ingrediente.

Receita com farinha de mandioca: aposte em biscoitos para café da manhã

A farinha de mandioca te ajuda a começar o dia com energia! Para fazer biscoitos com farinha de mandioca, você vai precisar de: ½ xícara de farinha de mandioca branca Qualitá, 2 xícaras de amido de milho Qualitá, ½ xícara de leite integral Qualitá, 4 colheres de sopa de óleo de soja Qualitá, 2 ovos Qualitá, 1 colher de café de fermento químico Qualitá, 200g de queijo parmesão ralado Qualitá e sal a gosto.

Em uma tigela, molhe a farinha de mandioca com leite e deixe hidratar por alguns minutos. Depois, acrescente os ovos, o óleo, o sal e o fermento e mexa bem. Adicione o parmesão ralado e mexa mais um pouco. Acrescente o amido de milho aos poucos e misture até uniformizar a massa.

Por fim, modele os biscoitos em meia lua (ou no formato que desejar) e leve para assar em forma untada em forno preaquecido a 180 graus. Deixe-os levemente separados, pois eles crescem durante o cozimento. Desligue após 10-15 minutos ou quando estiverem dourados.

Farinha de milho: conheça tipos do alimento e formas de usá-los

Você certamente já ouviu falar na farinha de milho flocada, mas e quanto à versão flocão? Apesar de ambas serem muito parecidas, elas apresentam diferenças no tamanho dos grãos. A farinha de milho flocada é mais indicada para o preparo de polenta e cuscuz, por exemplo, por ter flocos menores e ser mais leve. Também serve para empanar carnes na ausência de farinha de rosca. Já na hora de fazer bolo de milho e farofa, o flocão é mais recomendado por ser mais espesso e encorpado.

2 receitas com farinha de milho para servir como petisco

E que tal aprender receitas novas para usar a farinha de milho e curtir o sabor do alimento em casa? Com uma sugestão de preparo para a Farinha de Milho Flocada Qualitá e outra para a Farinha de Milho Flocão, você pode experimentar preparos deliciosos que servem perfeitamente como entrada para as refeições e também combinam com o lanche da tarde. Olha só:

1. Broa de flocão de milho

A broa é uma ótima opção para compor o lanche da tarde. Para isso, você vai precisar de: 1 xícara de farinha de milho flocão Qualitá, 1 xícara de farinha de trigo Qualitá, 1 colher de sopa de fermento químico, ½ xícara de açúcar Qualitá, 2 ovos Qualitá, 2 colheres de manteiga Qualitá e 2 colheres de sopa de leite integral Qualitá (cuidado para não deixar a massa mole).

Comece misturando as farinhas e o fermento. Acrescente o açúcar e misture novamente. Em seguida, adicione os ovos e a manteiga derretida. Molhe a massa com o leite e misture até dar ponto de sovar. Continue sovando até criar aderência e monte os bolinhos do tamanho que deseja. Em forma untada, leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos.

2. Palitos de polenta no forno

Os palitinhos de polenta servem perfeitamente como entrada para o jantar. Você vai precisar de: 1 xícara de farinha de milho flocada Qualitá, 3 colheres de sopa de queijo parmesão Qualitá ralado, 3 xícaras de água, 1 folha de louro e 1 colher de chá de sal.

Em uma panela funda, leve a água, a folha de louro e o sal para ferver. Quando levantar fervura, diminua o fogo e adicione a farinha flocada à panela. Mexa regularmente até engrossar. Assim que atingir consistência, desligue o fogo e acrescente o parmesão ralado e misture até derreter completamente.

Unte uma assadeira e transfira a polenta para o recipiente. Após cobrir com papel filme, deixe descansar na geladeira por 1 hora e, depois, corte em palitos. Por fim, leve-os para assar em forma untada em forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 25 minutos. Vire-os na metade do tempo para dourar os dois lados. Sirva quente e aproveite a refeição.