Lavanderia

Evitar bolinhas nas roupas é simples! Acabe com o problema com esses passos certeiros

Para evitar bolinhas nas roupas, é importante tomar alguns cuidados durante a lavagem
Para evitar bolinhas nas roupas, é importante tomar alguns cuidados durante a lavagem

Uma das piores coisas que tem é se deparar com bolinhas naquela roupa novinha, né? Isso acontece quando as fibras mais curtas do tecido se soltam - por conta do atrito da lavagem, geralmente - e formam pequenos nós (que chamamos de "bolinhas"). A boa notícia é que não é muito difícil evitar esse tipo de problema no dia a dia. Para te ajudar, nós separamos dicas certeiras de como evitar que as bolinhas surjam nas camisas, shorts, vestidos, calças e diferentes tipos de roupas. Confira!

Alguns tecidos não devem ser lavados na máquina

A primeira coisa que você precisa saber é que alguns tecidos não podem ser lavados na máquina. Caso você coloque alguma peça delicada na lavadora, é bem provável que ela fique cheia de bolinhas já na primeira lavada. Por isso, a nossa sugestão é lavar alguns tipos de tecido (como seda, tricô, linho ou até mesmo um algodão mais fino) sempre à mão e com água fria. Assim, você garante que as bolinhas não vão aparecer!

Vire as roupas pelo avesso antes de colocar para lavar

Independente de qual seja o material da sua roupa, uma boa dica é sempre virá-la pelo avesso antes de lavar. Isso porque o atrito gerado pela máquina costuma ser o maior causador das bolinhas - então, para evitar que a roupa fique danificada, lembre-se de virá-la ao contrário. Não tem erro!

Essa dica serve para peças jeans, de algodão, lã, microfibra e por aí vai. Mesmo quando você for lavar as peças à mão, tente também seguir essa dica para não correr riscos.

Cuidado com a quantidade de roupa que você coloca na lavadora

Além de tomar cuidado com as roupas que você coloca na máquina (lembre-se que alguns materiais são mais delicados!), também é importante não exagerar na quantidade de peças dentro da lavadora. Caso você coloque muita roupa, o atrito será maior e, consequentemente, maior será a chance de surgirem bolinhas pelas peças. Vale destacar que uma quantidade muito grande de roupas também pode danificar a máquina, então todo cuidado é pouco!

Use sacos protetores para lavar peças íntimas

Você já ouviu falar nos sacos protetores de lavar roupa? Eles são feitos de pano, têm furinhos por toda a extensão e são muito úteis na hora de lavar roupas mais delicadas na máquina. A nossa sugestão é que você procure lavar as peças íntimas (principalmente os sutiãs de renda) com esse tipo de saco. Lembre-se que você também pode optar por lavar as roupas à mão com água fria. Assim não tem erro!

Sabão líquido costuma gerar menos atrito na lavagem

Se você tem uma peça muito delicada e quer preservá-la, uma boa dica é dar preferência ao sabão líquido na hora de lavar. Esse produto gera menos atrito que o sabão em pó e pode ser usado tanto na máquina quanto na lavagem à mão. Além disso, se for colocar a roupa na lavadora, outra sugestão é recorrer a um ciclo mais curto e leve para, assim, evitar que o tecido desgaste por conta do atrito. Fica a dica!

Matérias: Lavanderia

Ver mais