Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Evitar assadura em bebê é possível! Veja quais erros não cometer
Meu Lar 16/04/2021

Evitar assadura em bebê é possível! Veja quais erros não cometer

A assadura em bebê é um tipo de problema que, ao se tornar cotidiano, tende a afligir tanto os pais quanto os pequenos. Isso porque esse incômodo na pele deixa os bebês irritados e chorosos, além de ser um processo doloroso. Por isso, melhor do que remediar as assaduras é evitá-las – e sim, isso é possível! Basta tomar alguns cuidados na hora de trocar a fralda e usar os produtos de higiene certos. Entenda quais erros você pode estar cometendo e e descubra o que é bom para assadura em bebê.

Use lenços umedecidos apenas em saídas

Os lenços umedecidos são muito práticos e uma tendência na hora da higiene dos bebês. Porém, usá-los com frequência pode trazer ainda mais assaduras e deixar a pele irritada e seca demais. O mais recomendado é reservá-los apenas para saídas (deixe-os sempre na bolsa do bebê). Dentro de casa, dê preferência para o algodão com água morna ou até mesmo o bom e velho banho.

Não exagere na pomada

Na ânsia de prevenir que o bebê fique assado, alguns pais acabam passando pomada em excesso. Isso pode deixar a pele sem respirar e causar o efeito inverso, ou seja, mais assaduras. Aplique uma camada fina de pomada para revestir a pele e garantir a proteção, sem excessos. Diferente de loções hidratantes, a pomada não penetra na pele e, por isso, precisa ser removida por completo a cada troca de fraldas.

Troque a fralda a cada três horas

Sim, trocar a fralda descartável com mais frequência ajuda bastante a evitar irritações e assaduras na pele do bebê. Por isso, mesmo que ela não esteja molhada ou suja, o ideal é trocá-la de três em três horas. O contato prolongado da fralda com a pele do bebê também pode provocar vermelhidões e assaduras, mesmo com a criança sequinha.

Deixe a pele do bebê respirar

Para evitar as assaduras nos pequenos, é bom deixá-lo sem fraldas em alguns momentos. Isso permite que a pele possa respirar um pouco, contribuindo para a prevenção de assaduras. Um bom momento para isso é após o banho: mantenha o bebê sem roupas por 10 minutos e, logo após, coloque a fralda para evitar acidentes.

Use sempre sabonete neutro

Muitas vezes, a pele de bebê irritada é resultado de reações, às vezes alérgicas, a perfumes, corantes e outros agentes que podem estar presentes em cosméticos como sabonetes e shampoos. O ideal é sempre usar um sabonete neutro ou de glicerina para evitar esse tipo de problema.