Lavanderia

Está sem máquina de lavar? Saiba como usar o tanquinho com eficiência e deixe as roupas limpas e cheirosas

Apenas coloque o sabão quando as roupas já estiverem de molho no tanquinho
Apenas coloque o sabão quando as roupas já estiverem de molho no tanquinho

Não há como negar que a máquina de lavar é perfeita para deixar a roupa limpinha e muitas vezes praticamente seca, nos dando muita agilidade no nosso dia a dia. Mas a verdade é que nem todo mundo tem uma em casa, e é aí que entra o tanquinho! Afinal, ele pode ser uma verdadeira mão na roda na sua vida. Quer aprender a usá-lo com eficiência? Então siga as nossas dicas:

Separe as peças por cor

Só porque não estamos falando da máquina de lavar isso não significa que você possa simplesmente pular a etapa de selecionar as peças. Separe as roupas claras das escuras e evite misturar alguns tipos de tecidos, como roupas de cama e toalhas. Sim, isso vai dar mais trabalho, mas não é nada que você não fosse fazer com a máquina de lavar, certo? Sem falar que melhor ter esse cuidado inicial que sofrer com possíveis manchas depois.

Tire o excesso de sujeira antes de usar o tanquinho

Antes de usar o tanquinho é preciso avaliar o estado das peças que você está colocando lá. Isso porque elas vão ficar "de molho", o que significa que se estiverem com uma sujeira muito forte é possível que ela contamine outras roupas. Para evitar esse problema faça uma pré-lavagem. Nem precisa necessariamente usar algum produto: muitas vezes esfregar a peça na água é suficiente para tirar a camada mais grossa de sujeira.

Como lavar roupa no tanquinho

Preparativos feitos, hora de efetivamente usar o tanquinho! O primeiro passo é enchê-lo de água até a marcação indicada. É importante não passar desse nível porque a água pode transbordar depois que você colocar a roupa. Em seguida, coloque as peças que você separou para essa lavagem e dilua o sabão em pó ou acrescente o líquido - sem se esquecer de mexer para que ele realmente espalhe no tanquinho.

Depois, ligue no modo adequado - alguns possuem opções como "intenso", "normal" e "delicado" e deixe bater. Não existe um tempo exato, então o ideal é você verificar no manual de instruções qual o mais indicado para o seu tanquinho. Se no final você achar que a roupa não está limpa o suficiente é só botar para lavar mais uma vez.

O amaciante pode ser usado durante o enxágue

Se você gosta de usar amaciante nas suas roupas não se afobe: é preciso renovar a água antes de acrescentar o produto. Sim, isso significa retirar toda a que está no tanque e depois encher tudo novamente. Lembrando que para isso você vai precisar retirar as roupas e acrescentá-las depois que ele estiver cheio, ok? Só então coloque o amaciante e deixe bater por alguns minutos.

Não quer amaciante? Você vai ter que encher o tanque novamente de qualquer maneira. Isso porque as roupas precisam ser enxaguadas, já que vão estar cheias de sabão. E sim, também será preciso ligá-lo por alguns minutos. Por isso, mesmo que você queira pular a etapa do amaciante o trabalho que você terá para terminar a lavagem será o mesmo.

Para finalizar, retire as roupas do tanquinho, jogue a água fora - não ela não pode ser reutilizada em outra lavagem, por mais que pareça limpa -, torça as peças em um lugar adequado e por fim pendure no varal. Não estranhe se ela ficar muito amassada, porque é isso que ocorre quando torcemos a roupa na mão, mas nada que um bom e ferro de passar não resolva depois!

Matérias: Lavanderia

Ver mais