Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Esponja ou lã de aço? Saiba qual delas pode resolver os seus problemas na cozinha
Meu Lar 18/10/2018

Esponja ou lã de aço? Saiba qual delas pode resolver os seus problemas na cozinha

Não dá para negar: lavar a louça e limpar forno e fogão estão entre as tarefas mais odiadas quando se trata de cuidados com a casa! Até podem existir exceções, mas a maioria das pessoas prefere limpar os cômodos a higienizar pratos, talheres e panelas depois das refeições ou dar uma geral no utensílio usado para fazer as comidas. Porém, como é preciso cumprir essa missão, nada como contar com aliados infalíveis – como é o caso da esponja e da lã de aço.

Que as duas ajudam a remover sujeiras e deixar tudo na cozinha um brinco todo mundo sabe. Mas, como cada uma é feita com um material diferente, fica a dúvida: dá para escolher entre uma e outra apenas por preferência ou existe uma ideal para cada situação? Vem que a gente te conta!

Esponja deve ser usada em superfícies mais sensíveis para limpar sem arranhar

A esponja é figurinha marcada nas cozinhas. Mas você já parou para pensar que ela não tem duas partes diferentes por acaso? Essa característica “dupla face” faz com que o utensílio seja mais versátil e consiga exercer diferentes funções na hora em que é preciso lavar a louça ou limpar o fogão.

A parte mais macia, além de criar espuma com facilidade, deve ser usada nos utensílios com mais chances de ficarem arranhados ou manchados – como é o caso das panelas inox, que não podem nem sonhar com uma limpeza com lã de aço (que a gente já vai te explicar direitinho a função a seguir). Já a parte mais áspera e escura serve para as áreas que precisam de uma forcinha a mais para que fiquem devidamente limpas – como é o caso de talheres, pratos e das peças do fogão quando estão muito engorduradas. Lembrando que para limpar a superfície do aparelho é melhor continuar usando a parte macia da esponja para evitar arranhar o material.

Lã de aço é indicada para utensílios que precisam de uma limpeza mais intensa

Muita gente tem o costume de usar a lã de aço para lavar toda a louça, mas esse hábito é um erro! Isso porque ela feita com aço carbono, um produto abrasivo que pode danificar os utensílios de cozinha mais sensíveis – causando arranhões e até descascando um pouco da tinta (o que, claro, ninguém quer).

Sendo assim, para evitar danos, o ideal é deixar a lã de aço para a famosa limpeza pesada. Sabe a gordura que fica impregnada no fundo da panela e nas grelhas do fogão, por exemplo? Então, elas vão sair mais fácil com a ajuda desse material mais potente. Mas, ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que a superfície não seja danificada. Por isso, observe se a panela pode ficar arranhada com facilidade (como acontece com a inox, como já falamos) e não deixe de usar a lã de aço com bastante água para que ela fique mais maleável enquanto você remove as sujeirinhas insistentes.

Veja mais