Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Escova de dentes também precisa de cuidados! Aprenda a higienizá-la corretamente
Meu Lar 19/02/2019

Escova de dentes também precisa de cuidados! Aprenda a higienizá-la corretamente

Vamos lá: se você tem que limpar o pano de chão, a vassoura e outros utensílios usados na limpeza, por que não faria o mesmo com a escova de dentes? Afinal, embora seu objetivo não seja deixar a casa um brinco, ninguém pode negar que ela é essencial para deixar a nossa boca livre de cáries e outras doenças bucais. Pois é, não basta trocar, tem que manter ela limpinha! Não sabe como? Então se liga nas nossas dicas:

Não guarde a escova no banheiro

Oi? Sim, você não leu errado. Assim como ocorre com maquiagem e remédios, o banheiro não é exatamente o melhor lugar para você guardar a sua escova de dentes – a não ser que possua algum armário que possa ficar fechado. Isso porque esse cômodo está cheio de coliformes fecais, que podem ir direto pra sua escova. Não quer guardar fora do banheiro? Tudo bem, mas procure deixá-la em uma caixinha e dê sempre a descarga com a tampa fechada. Esse é o primeiro passo para ter uma escova de dentes sempre limpinha (por mais que seja um tipo de limpeza que você nem vê).

Lave a escova depois de usá-la

Após escovar os dentes não adianta jogar uma água em cima dela para tirar o excesso de pasta. Deixe a água cair com gosto nas suas cerdas e tenha certeza que não ficou nenhum resquício de espuma. Mas só isso é suficiente? Não! Existem alguns truques para higienizá-la de maneira correta. Conheça alguns deles:

Antisséptico bucal ajuda a limpar a escova

Uma boa forma de desinfetar de vez a escova de dentes é, depois de lavá-la, borrifar um pouco de antisséptico bucal. Se preferir, também pode deixar a escova mergulhada em uma pequena quantidade do produto por alguns minutos, já que essa é uma maneira ainda mais eficiente de acabar com os germes.

Bicarbonato de sódio e vinagre também podem ser usados

Você muito provavelmente já ouviu que a misturinha de bicarbonato de sódio e vinagre é ótima para acabar com manchas e pode ser até usada na limpeza de alguns objetos e superfícies da casa. O que talvez não fizesse ideia é que a combinação também é indicada para higienizar a escova de dentes! Aqui, você vai precisar diluir os dois ingredientes na água e deixar a escova imersa lá por uma hora. Se o cheiro estiver muito forte, depois lave com bastante água e use o antisséptico bucal para te ajudar a se livrar do odor do vinagre.

Guarde apenas a escova seca

Por fim, não adianta nada deixá-la limpinha se for guardá-la molhada. O ideal é mantê-la na beirada na pia por alguns minutos para que toda a água saia e, aí sim, você poderá guardá-la no armário ou na caixinha. Isso porque a umidade também pode contribuir para a proliferação de bactérias – que são ainda mais comuns em ambientes fechados, vale frisar. E como não adianta acabar com um problema para ganhar outro, só guarde quando ela estiver sequinha. Ah, e não deixe suas cerdas encostarem nas de outra escova, porque assim você possíveis doenças podem ser transmitidas.

Trocou de escova? Mantenha a velha limpa!

O ideal é comprar uma escova de dentes nova a cada 3 meses, mas só porque você está trocando isso não significa que a velha tenha que ir para o lixo. Afinal, ela pode ser utilizada na limpeza da casa, especialmente se tiver cerdas macias. Nesse caso, siga a dica do bicarbonato de sódio depois de usá-la em alguma faxina ou então deixe de molho na água fervendo. Quando for de trocar de escova de novo jogue a que estava usando na limpeza fora e pegue a nova. Simples e eficiente!