Lavanderia

Entenda como funciona a lavagem a seco e se ela é uma boa ideia para você

A lavagem a seco é feita com produtos químicos, e por isso só é realizada em lavanderias
A lavagem a seco é feita com produtos químicos, e por isso só é realizada em lavanderias

Você conhece a lavagem a seco? Esse é um método de limpeza de roupa que não utiliza água no processo, mas sim substâncias químicas. É realizada normalmente em lavanderias, então é um gasto a mais para quem preferir lavar suas roupas dessa maneira. Apesar do nome, a lavagem deixa a roupa um pouco úmida sim, pois o solvente químico utilizado é líquido. Mesmo assim, não chega a ser tanto como na lavagem normal com água. Mas afinal, será que vale a pena pagar para limpar as suas peças com esse processo? Entenda como ela funciona e decida se ele é uma boa ideia para você:

Lavagem a seco não tem risco de deformar as roupas

Quando a roupa é lavada na máquina convencional, a água faz com que as fibras dos tecidos fiquem inchados. O problema disso é que quando a roupa seca e as fibras desincham, o tecido pode sofrer deformação, encolhendo. O mesmo não acontece com a lavagem a seco e isso é sua maior vantagem em relação à lavagem normal.

Passos da lavagem a seco

No primeiro passo do processo, procura-se por manchas maiores e mais difíceis de remover. A substância é aplicada manualmente nessas partes específicas e utiliza-se uma pistolas de ar comprimido para ajudar a remover a sujeira localizada. Feito isso, a roupa é mergulhada no solvente em uma máquina automática e colocada para lavar e centrifugar.

O solvente utilizado evapora muito rápido, então não é preciso colocar a roupa para secar em um varal. O sistema de ar quente da máquina já dá conta de deixar toda a roupa completamente seca. Quando a roupa sai da máquina, ocorre mais uma checagem para ver se não sobrou nenhuma mancha. Caso alguma tenha resistido, a peça volta rapidamente para o primeiro passo. Por fim, as peças são passadas com ferro quente a vapor, dobradas e embaladas em um plástico.

Como saber se a lavagem a seco vale ou não a pena?

Saber se a lavagem a seco é ou não uma boa ideia para você, depende das suas necessidades e possibilidades. Como o procedimento é um serviço pago, feito em lavanderia, é preciso que haja condições para gastar. Deve-se levar em conta também o tipo de mancha que está na roupa. Se for algo que você já tentou remover e ainda não conseguiu, a lavagem a seco costuma ser mais eficiente e, nesses casos, poderá valer mais a pena.

Matérias: Lavanderia

Ver mais