Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Encontrou pilha estourada no controle remoto? Saiba como limpar de forma segura
Meu Lar 08/07/2021

Encontrou pilha estourada no controle remoto? Saiba como limpar de forma segura

Quem nunca se deparou com uma pilha estourada dentro do controle remoto ou de outro eletrônico da casa? Isso acontece porque os componentes químicos da pilha, com o passar do tempo, formam um acúmulo de gás hidrogênio – substância inflamável que causa uma pequena explosão ao ser submetida a temperaturas mais elevadas. Depois do ocorrido, a pilha ácida (mais comum) fica melada com um líquido marrom, enquanto a alcalina solta um pó branco. O que muita gente não sabe é que essas substâncias são altamente tóxicas para a pele – por isso, é muito importante removê-las de forma segura, ok? Para te ajudar nesse processo, nós separamos dicas certeiras de como limpar vazamento de pilha usando EPIs e os produtos de limpeza corretos. Vale a pena conferir!

Como limpar vazamento de pilha?

Antes de tudo, é importante saber como descartar a pilha estourada sem contaminar as mãos ou sujar demais o controle remoto. Primeiro, vista luvas protetoras e, se possível, óculos e uma máscara, pois as substâncias químicas também são tóxicas para os olhos e pulmões. Tire a pilha com cuidado e a transfira para um saco plástico separado. Tome cuidado para não derrubá-la ou encostá-la na pele, ok? Vale lembrar, inclusive, que as pilhas são lixos eletrônicos e devem ser descartadas separadamente.

Pilha ácida

Caso a pilha vazada seja ácida – isto é, tenha soltado um líquido marrom -, o correto é realizar a limpeza com bicarbonato de sódio, que ajuda a neutralizar os compostos ácidos. Primeiro, despeje uma quantidade generosa de bicarbonato no controle remoto e espere até não formar mais bolhas (que caracterizam uma reação). Quando o bicarbonato não estiver mais reagindo com os ácidos, descarte-o no mesmo saco da pilha e siga com o processo de limpeza.

Em um recipiente, coloque mais um pouco de bicarbonato e algumas gotas de água (apenas o suficiente para umedecer levemente os grãos). Com uma escova de dentes velha ou uma haste flexível, esfregue essa mistura na parte interna do controle. No final, passe um pano seco e deixe o aparelho aberto por algumas horas para que ele seque completamente.

Pilha alcalina

No caso da pilha alcalina, que solta um pó branco após o vazamento, é necessário ter os mesmos cuidados de limpeza. Mas, para neutralizar os componentes, em vez de usar o bicarbonato de sódio você deve recorrer ao vinagre branco. Umedeça uma haste flexível (ou uma escova de dentes velha) com o vinagre e esfregue toda a parte do controle suja (inclusive os contatos elétricos), até que o líquido marrom saia por completo. Em seguida, passe um pano seco e deixe o controle aberto para secar completamente.

Obs.: Não use água para lavar o controle, pois ela pode danificar os circuitos elétricos e não consegue neutralizar os compostos alcalinos. Além disso, não se esqueça de deixar o controle secar bem antes de colocar as pilhas novas, ok?

Dicas para evitar vazamento de pilhas

Para evitar acidentes de vazamento de pilhas, existem alguns cuidados que você pode tomar no dia a dia. Caso o aparelho não esteja sendo usado há muito tempo (ou você pretenda fazer uma viagem de meses), lembre-se de retirar as pilhas e deixá-las em um local que não esquente muito. Além disso, tente não misturar pilhas velhas com novas – assim, caso ocorra um vazamento, você não perde as mais recentes.