Lavanderia

É possível lavar tênis na máquina? As dicas para deixar o calçado limpinho

Para lavar o tênis na máquina de forma mais segura, o ideal é recorrer ao saco de lavar roupas
Para lavar o tênis na máquina de forma mais segura, o ideal é recorrer ao saco de lavar roupas

Se você é o tipo de pessoa que usa tênis para tudo (correr, caminhar, praticar esporte, trabalhar e sair com os amigos, por exemplo) é bem provável que o seu calçado fique sujo com mais frequência. A boa notícia é que não é nada difícil lavar o tênis, pois (quase) sempre é possível recorrer à máquina de lavar. Para que você aprenda a deixar o calçado limpinho usando a lavadora, nós separamos um passo a passo simples, com dicas certeiras. Confira!

Afinal, todo tipo de tênis pode ser lavado na máquina?

Muitas pessoas questionam se os tênis podem ou não ser lavados na máquina. Apesar de soar esquisito, a resposta é sim - eles podem ir na lavadora, mas isso irá depender do material do calçado. A maioria dos tênis é feita de pano ou de fibras (como os de corrida), e por isso pode ser lavada tranquilamente na máquina. No entanto, existem modelos de couro ou com detalhes em palha que devem ser limpos com maior cuidado - apenas com um pano úmido. Portanto, avalie o material do seu calçado antes de iniciar a limpeza, ok?

Use um saquinho de lavar para proteger o tênis dentro da máquina

A primeira dica para evitar que os tênis sejam danificados na máquina é recorrer à ajuda do saco para lavar roupa. Feito de pano e cheio de furinhos, ele é indicado para a lavagem de peças delicadas, protegendo-as contra o agito e fricção da máquina. Por isso, a nossa dica é sempre lavar os tênis dessa forma! Dá uma olhada no passo a passo de lavagem:

Primeiro passo: remova os cadarços, as palmilhas e tire o excesso de sujeira

Antes de colocar os tênis na máquina de lavar você precisa remover cadarços, palmilhas e tirar o excesso de sujeira (caso o calçado esteja com muita lama na sola, por exemplo). O ideal, inclusive, é usar uma escova com cerdas firmes - e um pouco de água e sabão, se julgar necessário - para tirar sujeiras impregnadas nas solas (como chicletes e pedaços de grama).

Além disso, você pode aproveitar para lavar as palmilhas à mão, esfregando com a escova e um pouco de sabão. Caso você as lave na máquina, corre o risco de elas deformarem com o tempo. O mesmo serve para os cadarços, que devem ser lavados separadamente com uma solução água + detergente.

Segundo passo: coloque os tênis no saco para lavar e, em seguida, na máquina

Agora você deve colocar os tênis dentro do saco para lavar e, logo em seguida, na máquina. A nossa dica é usar sempre ciclos com água fria (para evitar que o tecido do calçado danifique) e também recorrer a produtos fungicidas e bactericidas (além do sabão) para garantir uma lavagem profunda dos tênis.

Terceiro passo: coloque os tênis para secar na sombra

Depois de lavar completamente os tênis, o ideal é que você os coloque para secar em um local com sombra - assim, não corre o risco de o tecido desbotar com o tempo. Quando os calçados estiverem totalmente secos, basta colocar novamente os cadarços e as palmilhas. Prontinho!

Matérias: Lavanderia

Ver mais