Economia do lar

É mito que desligar a geladeira a noite economiza energia! Conheça os riscos dessa prática

Desligar a geladeira à noite pode contribuir para um gasto maior de energia e também dificultar o congelamento de alimentos
Desligar a geladeira à noite pode contribuir para um gasto maior de energia e também dificultar o congelamento de alimentos

Você já ouviu dizer que desligar a geladeira à noite economiza energia? Algumas pessoas acreditam que ao tirar o refrigerador da tomada enquanto todos dormem, é possível reduzir a conta de luz do mês. Mas sabia que esse hábito, na verdade, pode ser um tanto prejudicial e acabar custando mais caro? Pois é! Aqui, nós explicamos quais são os riscos de desligar geladeira à noite e damos dicas de como realmente economizar mais energia com pequenas atitudes. Dá uma olhada!

Afinal, desligar a geladeira à noite economiza energia?

Embora algumas pessoas acreditem que desligar geladeira à noite economiza energia, o resultado acaba sendo o contrário. Ao religar o aparelho pela manhã, ele precisa fazer um esforço energético muito maior durante o dia para restabelecer a temperatura ideal. Ou seja, no fim das contas o gasto com energia acaba sendo mais elevado.

O mais indicado é deixar a geladeira ligada 24h para que ela mantenha a temperatura constante e não precise gastar tanta energia. Desligue o refrigerador apenas se for ficar fora de casa por muitos dias, ok? Faça um planejamento antes de viajar para deixar eletro bem limpinho. Caso contrário, deixe-a na tomada direto, sempre trabalhando.

Uma boa dica, inclusive, é sempre ficar de olho no termostato do refrigerador. De acordo com a ANVISA, o recomendado é que a temperatura da geladeira fique sempre abaixo de 5°C. Assim, é possível conservar os alimentos de forma mais segura.

Geladeira pode ficar desligada? Hábito pode prejudicar o congelamento de alimentos

Com a geladeira desligada, são bem maiores os riscos de alimentos refrigerados estragarem. Carnes e frutos do mar, por exemplo, precisam ser conservados em temperaturas negativas. Mas, caso você desligue o aparelho da tomada toda noite, o freezer tende a degelar e a perder a sua capacidade de congelamentos dos alimentos.

O mesmo serve para outros produtos que ficam na geladeira, como queijos, frios, restos de comida e diferentes bebidas. Para garantir que nenhum alimento estrague, é muito importante deixar a geladeira ligada direto, sem interrupção.

Quanto tempo a geladeira pode ficar desligada?

Vale destacar que em situações de oscilação de luz (quando ocorrem quedas repentinas de energia), o ideal é remover os aparelhos eletrônicos das tomadas - o que inclui a geladeira e outros eletrodomésticos de cozinha, para evitar que queimem.

Portanto, nesse tipo de situação, o ideal é manter a geladeira desligada até que a luz se estabilize, mas fique de olho! Afinal, quanto mais tempo demorar, maiores serão os riscos de os alimentos estragarem. Nesse caso, a sugestão é consumir o que for possível o quanto antes (que tal um jantar à luz de velas?) e verificar muito bem o estado dos alimentos congelados assim que a energia for reestabelecida.

Como economizar energia com a geladeira

Caso você queira realmente diminuir os gastos de luz com hábitos simples na cozinha, existem algumas dicas que são bem fáceis de seguir e fazem total diferença. Confira:

- Mantenha a geladeira sempre ligada (sem tirá-la da tomada à noite).

- Cerifique-se de que a porta do refrigerador fique sempre fechada e ajuste o termostato quando necessário.

- Evite colocar uma quantidade muito grande de itens na geladeira. Caso contrário, ela ficará sobrecarregada.

- Evite colocar alimentos muito quentes na geladeira, pois eles fazem com que a temperatura interna do aparelho aumente.

Matérias: Economia do lar

Ver mais