Alimentação

Doces com paçoca: 6 opções deliciosas para comer de sobremesa

Ovo de chocolate recheado com paçoca funciona como excelente sobremesa gourmet
Ovo de chocolate recheado com paçoca funciona como excelente sobremesa gourmet

Para adoçar e alegrar o seu dia a dia, nada melhor que investir em doces caseiros, não é mesmo? E, se você faz parte do time que ama amendoim, por exemplo, é muito provável que goste de sobremesas feitas com paçoca. Esse doce tradicional brasileiro, para quem não conhece, tem origem indígena e é feito a base de amendoim triturado, farinha de mandioca e açúcar. Para que você se inspire a preparar sobremesas diferentes, nós separamos uma lista com 6 opções deliciosas de doces com paçoca. Confira!

1. Brigadeiro de paçoca

Caso a ideia seja preparar um doce fácil para comer na hora, a nossa sugestão é apostar no brigadeiro de paçoca. Essa receita é 100% brasileira e costuma fazer sucesso com todo mundo - que tal experimentar?

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 4 paçocas de 20 g cada.

A melhor parte do brigadeiro de paçoca é que ele é supersimples de fazer: basta colocar todos os ingredientes na panela (triture as paçocas com as mão para facilitar) e, então, misture no fogo médio até que o brigadeiro solte do fundo. Depois, faça bolinhas com as mãos e enrole-as em paçocas trituradas. Fica uma delícia!

2. Pavê de paçoca

Você já pensou em fazer um pavê de paçoca para servir no almoço em família? Em vez de preparar a receita tradicional (geralmente feita com creme de chocolate), a nossa sugestão é dar uma inovada.

Você vai precisar de: 2 latas de leite condensado, 2 lata de creme de leite, 14 paçocas de 20 g cada, 2 colheres de sopa de margarina, 200 ml de leite, 2 colheres de sopa (rasas) de amido de milho, 2 pacotes de biscoitos de maisena.

Comece colocando em uma panela o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e 10 paçocas previamente trituradas. Em um recipiente separado, misture o leite com o amido de milho e adicione à panela. Leve tudo ao fogo médio até o creme ficar bem consistente (semelhante a um brigadeiro).

Em uma travessa, faça uma camada de biscoitos (molhados no leite), coloque uma camada do creme, outra de biscoitos e assim por diante. No final, triture 4 paçocas por cima para enfeitar e dar um sabor a mais. Fica uma delícia!

3. Mousse de paçoca

Outra dica interessante é apostar na mousse de paçoca para servir de sobremesa. Bem simples de fazer, esse doce é ótimo para servir em festas, eventos e funciona como alternativa gourmet para o dia a dia.

Você vai precisar de: 2 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite, 16 paçocas de 20 g cada, 2 envelopes de gelatina sem sabor.

Comece preparando a gelatina de acordo com as instruções presentes na embalagem. Depois, coloque o leite condensado, o creme de leite e 12 paçocas previamente trituradas no liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos, adicione a gelatina e bata mais uma vez. Para finalizar, coloque a mousse em uma travessa e coloque as outras paçocas trituradas por cima.

Obs.: Você também pode colocar a mousse em potes pequenos de plástico para servir em festas ou eventos. Fica bem bonito!

4. Bolo de paçoca

Tem coisa melhor que comer um bolo quente com café no lanche da tarde? A maioria das pessoas recorre a receitas mais tradicionais (como a de chocolate, laranja ou cenoura), mas a nossa sugestão é tentar inovar. A receita de bolo de paçoca, para quem não conhece, fica deliciosa e vale super a pena experimentar.

Você vai precisar de: 6 ovos, 2 copos (de requeijão) de açúcar, 2 copos (de requeijão) de farinha de trigo, 1 copo (de requeijão) de paçoca triturada, 1 copo (de requeijão) de água filtrada, ½ copo (de requeijão) de óleo e 1 colher de sopa de fermento em pó.

Para preparar essa receita, você vai precisar de uma boa batedeira! Comece batendo as 6 claras em neve, adicione o açúcar e bata mais uma vez. Depois, adicione os ingredientes na seguinte ordem, batendo um por vez para a massa ficar bem homogênea: farinha de trigo, paçoca triturada, água, óleo e fermento. Para finalizar, despeje a massa em uma travessa untada com manteiga e farinha. Coloque no forno a 180°C e espere cerca de 45 minutos. Fica uma delícia!

Obs.: Para incrementar o bolo, uma boa dica é preparar uma cobertura de brigadeiro de paçoca (que já citamos acima). O ideal é que você deixe o brigadeiro em uma consistência mole, para ficar semelhante a uma calda. Que tal?

5. Geladinho gourmet de paçoca

Para refrescar e adoçar os dias mais quentes, uma boa dica é apostar no geladinho gourmet - que também é ótimo para vender e fazer um dinheirinho extra todo mês. A melhor parte é que o sacolé também é supersimples de preparar - basta bater os ingredientes no liquidificador.

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 800 ml de leite, 8 paçocas (de 20 g cada).

Para preparar, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata durante 3 minutos. A ideia é que a consistência fique bem cremosa, com pequenos pedacinhos de paçoca. Depois, use um funil para encher os sacos de geladinho. Prontinho!

6. Ovo de Páscoa recheado com brigadeiro de paçoca

Quem disse que ovo de chocolate deve ser consumido apenas durante a Páscoa? Caso você queira algo diferente, a nossa sugestão é dar uma chance para esse doce mesmo fora de época! A receita de ovo de chocolate recheado com brigadeiro de paçoca, por exemplo, fica deliciosa!

Você vai precisar de: 200 g de chocolate ao leite em barra, forma para ovo, 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga e 10 paçocas de 20 g cada.

O primeiro passo é preparar o ovo de de Páscoa por conta própria: derreta a barra de chocolate em banho-maria (em fogo baixo e mexendo sempre). Quando o chocolate estiver completamente derretido, espere-o esfriar um pouco e, então, jogue no interior da forma de ovo, usando uma espátula para espalhar. Deixe a forma no congelador e, se julgar necessário, jogue mais uma camada de chocolate por cima e coloque para gelar normalmente (assim, o ovo fica mais grosso).

Preparar o recheio também é muito fácil: em uma panela, coloque a lata de leite condensado, a manteiga e 4 paçocas. Mexa no fogo médio até o brigadeiro soltar do fundo. Depois, basta despejar o brigadeiro dentro do ovo, esfarelar 4 paçocas por cima e colocar duas inteiras (fincadas no brigadeiro) para enfeitar. Funciona como um ótimo presente gourmet, sabia?

Outras receitas que ficam deliciosas com paçoca: cookies, tortas, pudins e sorvetes caseiros.

Matérias: Alimentação

Ver mais