Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Doce de leite de corte: aprenda a prepará-lo e se delicie com o gostinho da roça
Guia Culinário 10/08/2020

Doce de leite de corte: aprenda a prepará-lo e se delicie com o gostinho da roça

Sabe aquele doce de leite quadradinho (muito presente em festas de São João) que é bem saboroso e derrete na boca? Muita gente não sabe, mas ele é supersimples de preparar e é uma ótima opção para servir de sobremesa ou presentear amigos em aniversários. Para que você aprenda a fazer esse doce que tem o gostinho da roça, nós separamos receitas de doce de leite de corte que derretem na boca. Confira!

Como fazer doce de leite de corte?

Existem diversas versões (feitas com diferentes ingredientes) de doce de leite de corte, sabia? A tradicional, no entanto, costuma ser preparada à base de leite e açúcar – apesar de existirem opções bem saborosas com leite condensado. O segredo para que o doce fique bem saboroso é atentar principalmente ao ponto de cozimento – assim, você evita que ele fique ressecado e quebradiço.

Doce de leite de corte com leite de vaca

Você vai precisar de: 1 litro de leite, 3 ½ xícaras de açúcar e manteiga para untar.

Para preparar um doce de leite de corte macio usando leite de vaca, comece colocando o leite o açúcar em uma panela grande e, então, deixe cozinhar no fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver, aumente um pouco o fogo, passe a mexer sem parar até que a mistura engrosse e fique na consistência semelhante a do brigadeiro (ou de bala mole). Em seguida, retire a panela do fogo, mexa mais um pouco e despeje a mistura em uma travessa retangular untada com manteiga. Espere esfriar um pouco e, então, corte o doce em quadradinhos. Prontinho!

Doce de leite de corte com leite condensado

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina, 1 xícara de açúcar e manteiga para untar.

Para fazer essa versão com leite condensado, basta colocar todos os ingredientes em uma panela e, então, levar ao fogo baixo até que a mistura engrosse (solte do fundo da panela) e fique com uma cor parecida com a do caramelo. Depois, despeje a mistura em uma travessa retangular untada com manteiga, espere amornar e corte em quadradinhos.

Obs.: Além de usar leite de vaca ou leite condensado no preparo dessa sobremesa, você também pode usar outros ingredientes. O doce de leite em pó de corte, por exemplo, fica bem saboroso e costuma ficar com a cor bem branquinha (em vez de em tom de caramelo). Vale a pena experimentar!

Veja mais