Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dicionário culinário: saiba o que é macerar, reduzir e outros termos usados na cozinha
Guia Culinário 24/04/2020

Dicionário culinário: saiba o que é macerar, reduzir e outros termos usados na cozinha

Alguma vez você já se deparou com um termo desconhecido enquanto preparava alguma receita? Existem palavras do universo gastronômico que, muitas vezes, podem ser bem confusas – por isso, é importante dar uma pesquisada para não errar no preparo! Para te ajudar a entender melhor o dicionário culinário, nós preparamos uma matéria explicando o que é macerar, reduzir, alourar, deglaçar e outras técnicas que existem na cozinha. Confira!

Alourar

Para quem não sabe, alourar é a mesma coisa que “dourar” o alimento. Neste caso, basta fritar a cebola, o alho (ou outro condimento) até que ele fique dourado. Bem simples, né?

Acidificar

Quando a receita menciona o processo de acidificação, o significado geralmente é adicionar vinagre, suco de limão ou outro líquido ácido à receita para torná-la mais saborosa.

Besuntar

Você já deve ter ouvido falar nesse termo, mas não custa lembrar! Besuntar o alimento nada mais é que pincelar algum tipo de gordura (manteiga, azeite ou óleo, por exemplo) em carnes e outros alimentos para garantir um bom cozimento. O ideal é ir besuntando a carne enquanto assa, por exemplo, para evitar que ela fique ressecada.

Branquear (ou pasteurizar)

O branqueamento é uma técnica usada para conservar melhor os vegetais no dia a dia. Ela consiste em colocar os alimentos em água quente e, logo em seguida, na água gelada para dar um choque térmico. Por fim, os alimentos são guardados no freezer (onde podem ficar por bastante tempo).

Deglaçar

Muito usada no preparo de carne assada, a técnica de deglaçar consiste em jogar um pouco de caldo, vinho (ou simplesmente água) para soltar partes do alimento que ficam grudadas no fundo da panela. Bem simples, né?

Debulhar

Apesar de parecer mais difícil, esse termo tem um conceito bem simples! Debulhar nada mais é que separar os grãos (de vagens, espigas, feijões, ervilhas e cereais, por exemplo) antes do preparo.

Defumar

A maioria das pessoas já ouviu falar na técnica de defumar, que consiste em expor os alimentos à fumaça para perfumar e dar um gostinho especial ao prato (esse método é muito usado o preparo de carnes).

Escaldar

Usada para facilitar o processo de descascar tomate e outros vegetais, a técnica de escaldar consiste em jogar água fervente no alimento, mas sem cozinhá-lo. Esse método também é usado no processo de branqueamento de vegetais.

Estender

Você já deve ter ouvido falar na expressão “estender a massa”, que significa justamente esticar uma massa em cima de uma superfície plana para, então, cortá-la ou deixá-la descansando. Essa é fácil, né?

Flambar

Essa técnica requer bastante habilidade e cuidado na cozinha, ok? Flambar consiste em basicamente “tacar fogo” no alimento para, assim, criar um sabor e textura especiais. Essa técnica é feita com alguma bebida alcoólica (vodka, rum, conhaque, uísque ou licor, por exemplo) – basta colocar o líquido em um canto da frigideira para que ele pegue fogo e flambe o alimento em questão.

Frigir

Bem parecido com fritar, frigir é um método que consiste em cozinhar os alimentos (carnes ou vegetais, por exemplo) em uma quantidade pequena de gordura, como óleo ou manteiga.

Gratinar

Quem nunca comeu uma boa massa gratinada? Muito usada no preparo de escondidinhos e lasanhas, a técnica de gratinar consiste em dourar a parte de cima do prato, formando uma crosta mais durinha. Para isso, utiliza-se geralmente queijo ralado ou farinha de rosca para cobrir o prato e, logo em seguida, basta levar ao forno.

Inchar

Como o nome já sugere, inchar o alimento consiste em deixá-lo de molho para que ele fique hidratado e aumente de tamanho. Esse processo geralmente é usado no preparo de trigo para quibe.

Infusão

Fazer infusão nada mais é que mergulhar ervas, plantas e especiarias em água fervente para, assim, extrair suas propriedades medicinais – preparando chás bem nutritivos e benéficos para a saúde.

Lardear

Essa é uma técnica muito usada no preparo de carne assada, pois consiste em introduzir pedaços de presunto, linguiça, toucinho e outros ingredientes no alimento para deixá-lo “recheado” e com um sabor especial. Ou seja, carne lardeada nada mais é que uma peça recheada.

Macerar

Muito usada em folhas e ervas, a técnica de maceração consiste em amassar o alimento para extrair seu “suco” e suas principais substâncias. Para macerar hortelã, manjericão, alecrim e outras ervas, por exemplo, basta colocá-las em um recipiente e, então, usar um macerador (ou cabo de colher de pau) para esmagar. Assim, você extrai os princípios ativos dos alimentos – bem interessante, né?

Marinar

Para garantir mais sabor às receitas, a técnica de marinação é indispensável. Marinar nada mais é que deixar o alimento de molho em uma solução de limão, azeite, vinagre ou vinho com diferentes temperos (alho, cebola, pimenta, sal, cheiro-verde e por aí vai).

Pelar

Caso a receita mencione o termo “pelar”, significa que você deve remover a pele ou casca de castanhas, amêndoas, tomates, pimentões e outros alimentos. Ou seja, pelar é sinônimo de descascar – não tem erro!

Reduzir

Você já viu o termo reduzir em alguma receita? Essa técnica consiste em tirar o excesso de líquido do prato através da fervura – ou seja, basta deixar o alimento durante mais tempo no fogo para que o excesso de água evapore.

Regar

Essa técnica de cozimento já é praticamente autoexplicativa, não é mesmo? Regar significa molhar o alimento com o líquido, molho ou marinada usada no preparo para que, assim, ele não resseque. Geralmente, esse método é usado no preparo de chester, peru e carne assada.

Sovar

Durante o preparo de massas caseiras, a técnica de sovar é muito importante: consiste em misturar e bater bem a massa em uma superfície lisa para que ela fique bem homogênea.

Trinchar

A técnica de trinchar também é mais simples do que parece, pois consiste em cortar as carnes em fatias iguais para servir – o que geralmente é feito no preparo de churrasco, por exemplo. Para isso, é necessário usar uma faca adequada e seguir sempre o mesmo sentido de corte.