Pets

Dicas para refrescar o cachorro no verão e aproveitar o calor sem sofrimentos

Forneça água em abundância para o seu pet nos dias de verão
Forneça água em abundância para o seu pet nos dias de verão

Enfrentar a estação mais quente do ano não é uma tarefa simples. Nós passamos o verão inteiro buscando por sombra fresca, água gelada e uma alimentação bem leve. Agora, imagina como o seu cachorro (com todo aquele excesso de pelos) passa por isso? Se você tiver um cão braquicefálico (aqueles com focinhos achatados) então, piorou! Graças à cabeça pequena e o corpinho diminuto, eles são os que mais sofrem com as altas temperaturas. A boa notícia é que, com algumas ações bem simples, você e o seu cachorro podem aproveitar o calor sem sofrimentos. Quer saber como? Dá uma olhada nas dicas que a gente separou!

Mantenha o seu pet hidratado

Se tem algo que não pode faltar no verão é a água mineral! E como realizar passeios com o cachorro pelo menos 1 vez por dia é fundamental para a saúde dele, nada mais importante do que zelar pela sua hidratação.

Por isso, passe a levar uma garrafa de água para os passeios. E se só a água não for o suficiente, vale a pena dar uma incrementada na dieta do seu cão com outros tipos de bebidas, como um suco de frutas não adoçado ou uma deliciosa água de coco.

Refresque o seu cão com toalhas molhadas de vez em quando

Ter um borrifador de água por perto ou utilizar um pano umedecido pode ser essencial para refrescar o seu pet nos momentos mais quentes do dia. O mesmo vale para os ventiladores (utilize-os como um aliado!).

Se o seu cachorro estiver dando sinais de superaquecimento e desidratação, este o momento do paninho. Averigue se ele está ofegante demais, arquejando ou salivando em excesso e passe a toalha ao redor do pescoço, entre os membros traseiros (virilha) e também nas "axilas".

Obs.: Fadiga, tontura, fraqueza e desânimo também são sinais de calor. Então fique atento a isso!

Verifique a temperatura do chão na hora do passeio (se precisar, coloque um sapatinho)

As botinhas de cachorro não foram feitas para serem utilizadas apenas nos dias chuvosos. O asfalto superaquecido da rua nos dias de calor pode agredir - e muito - as patas do seu pet. Portanto, não economize nos sapatinhos! Coloque-os na sua bolsa sempre que você for levá-lo na rua e certifique-se de que o chão está realmente apropriado (caso opte por não utilizá-los).

Dica: Passeie com o seu pet nos horários mais frescos do dia - normalmente pela manhã e no fim da tarde.

Se julgar necessário, tose o seu pet

Aparar os pelos do animal também é importante durante a época das altas temperaturas. O ideal é manter a sua pelagem limpa e escovada - para que haja um certo espaço para ventilação - e nunca (em hipótese alguma) totalmente raspada ou rente à pele. A pelagem do pet o mantém protegido contra os raios solares e possíveis queimaduras de pele.

Dica bônus: Prepare uma piscina de água fria no fim de semana

Essa dica fica mais fácil ainda se você tiver uma piscina inflável na sua casa! Que tal, por exemplo, separar o dia do banho nos finais de semana para incluir um momento de refresco na piscina? Você também pode encher uma bacia bem grande de água e disponibilizá-la para o seu pet. Depois, é só partir para o banho!

Matérias: Pets

Ver mais