Alimentação

Dia Mundial da Alimentação: conheça a iniciativa da Qualitá e ajude na doação de alimentos

 A cada cinco quilos de alimentos vendidos, um quilo de arroz ou feijão será revertido em doação para organizações sociais parceiras do Instituto GPA
A cada cinco quilos de alimentos vendidos, um quilo de arroz ou feijão será revertido em doação para organizações sociais parceiras do Instituto GPA

Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem uma proposta simples: promover a reflexão e o debate de estratégias que visam acabar com a fome no planeta. A data foi instituída em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) justamente com a proposta de garantir segurança alimentar para todas as pessoas do mundo. Essa é uma causa humanitária superimportante, não é mesmo? E você pode (e deve) participar!

Além de tomar pequenas medidas no dia a dia - como evitar desperdícios de alimentos e buscar um consumo mais sustentável -, é possível participar de forma ainda mais ativa, apoiando ONGs e marcas que se dedicam e lutam pela causa. Qualitá, em especial, promove campanhas que ajudam diversas pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar ou social. Neste Dia Mundial da Alimentação, não será diferente. Veja a seguir como engajar ao máximo essa luta!

Como funciona e qual o objetivo do Dia Mundial da Alimentação?

Caso você não saiba como funciona o Dia Mundial da Alimentação, vale super a pena conhecer mais a fundo! Para começar, o dia 16 de outubro não foi escolhido à toa - neste mesmo dia, no ano de 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) - agência das Nações Unidas que tem como objetivo liderar recursos e esforços internacionais para acabar com a fome no planeta.

A FAO é justamente a responsável por toda a organização do World Food Day, que é bem mais abrangente e complexo do que parece! Para você ter noção da grandiosidade da data, a campanha ocorre em mais de 150 países - Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Austrália e outros espalhados pelo globo - que debatem e propõem uma série de atividades e resoluções para a problemática da fome.

Em todo dia 16 de outubro, em diferentes lugares do mundo, são organizados encontros, projetos e palestras que abordam questões sobre a nutrição, bem-estar e segurança alimentar da população carente. Alguns assuntos são sempre discutidos, como quantidade, qualidade e acessibilidade de alimentos - que devem ser preferencialmente saudáveis e de produção sustentável.

Embora alguns tópicos sejam sempre tratados, a cada ano é escolhido um tema específico para ser mais amplamente discutido. A partir dele, são realizadas diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas que propõem um maior debate e a definição de planos de ação. Interessante, né?

Em 2021, por exemplo, o foco é debater estratégias para uma "melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor para todos". O objetivo, na verdade, é reforçar a cooperação econômica entre países e viabilizar a transferência de tecnologia em prol de uma motivação maior: derrotar a fome, em todos os seus níveis, ao redor do globo. Não tem como não se solidarizar com uma causa tão relevante, não é mesmo?

Qualitá faz doações a ONGs no Dia Mundial da Alimentação

Para contribuir diretamente com o Dia Mundial da Alimentação, a Qualitá tem uma proposta bem bacana: doar alimentos para ajudar pessoas que passam fome no Brasil. O funcionamento é bem simples: a cada 5 kg de arroz branco ou feijão Qualitá vendidos no dia 16 de outubro, será doado 1 kg para organizações parceiras do Instituto GPA. O objetivo é ajudar o maior número de famílias carentes possível, levando comida à mesa de quem mais precisa. 

As compras podem ser feitas em todas as lojas Extra Hiper, Mercado Extra, Mini Extra, Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e também no e-commerce do Clube Extra e do Pão de Açúcar. Mas atenção porque a campanha ocorre apenas neste sábado (dia 16), então aproveite para participar, ok?

Sobre o Instituto GPA

O Instituto GPA é o braço social do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e atua na ampliação de oportunidades de desenvolvimento - para que as pessoas trabalhem por vocação - e no fomento de ações de mobilização social que visem o despertar da empatia, da consciência e da transformação social.

Matérias: Alimentação

Ver mais