Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Mundial da Água: 5 maneiras de reaproveitar esse líquido no dia a dia
Meu Lar 22/03/2021

Dia Mundial da Água: 5 maneiras de reaproveitar esse líquido no dia a dia

Você sabia que o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água? Importante para conscientizar a população sobre o valor desse recurso natural, a data foi criada em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas) justamente para propor discussões e destacar a importância desse líquido para o planeta. Para celebrar este dia da melhor forma possível – de modo mais ecológico -, nós separamos dicas de como economizar água e reaproveitá-la de diferentes maneiras no dia a dia. Confira e coloque em prática!

1. Colete água da chuva para lavar a casa

A primeira dica para ser mais sustentável é colocar um balde, bacia ou recipiente grande para coletar a água da chuva. Para quem não sabe, essa água pode ser muito útil para lavar pisos (principalmente os externos), paredes, rejuntes e até para lavar o carro ou regar as plantas da casa. Adicione sabão e outros produtos de limpeza para que a lavagem fique completa. Bem simples, né?

2. Reutilize a água da máquina de lavar

Assim como a água da chuva, a da máquina de lavar pode ser reaproveitada para lavar pisos e outras superfícies durante a faxina. Para isso, será necessário usar uma mangueira de drenagem (para transferir a água da máquina para um balde) e, depois, é só iniciar a lavagem. Essa água é ótima para lavar pisos antiderrapantes externos, paredes, banheiros e até carros ou bicicletas. Essa é uma excelente forma de economizar, pode apostar!

3. Que tal usar a água do cozimento da comida para regar as plantas?

Sabe a água utilizada no cozimento de leguminosas, vegetais, carnes e outros alimentos no dia a dia? Em vez de ser descartada, ela pode muito bem ser reaproveitada para regar as plantas da casa. A melhor parte, inclusive, é que esse tipo de água contém nutrientes (provenientes dos alimentos) que ajudam a nutrir bem as hortaliças e mudas do seu jardim.

4. Reaproveite a água do aquário de peixes

Caso você tenha um peixinho como bicho de estimação, aqui vai uma dica de ouro para ser mais ecológico: reaproveite a água do aquário para regar as plantas ou lavar pisos externos. Assim, você evita usar a mangueira – que acaba propondo um gasto maior de água – e consegue economizar bem mensalmente. Vale destacar que o aquário deve ser limpo no mínimo a cada 15 dias ou sempre que estiver sujo. Quando for realizar essa tarefa, transfira parte da água para um balde e utilize-a na faxina.

5. Ao degelar o freezer, reaproveite a água na lavagem da casa

Se a sua geladeira (ou freezer) não conta com a tecnologia frost free – que apresenta um mecanismo automático de degelo -, será necessário higienizá-la e remover o acúmulo de gelo com frequência. Aqui, a nossa dica é usar uma espátula para retirar pedaços maiores de água congelada e, depois, reaproveitá-la para lavar pisos e paredes da casa. Essa é uma dica simples, mas que também ajuda bastante a economizar os recursos naturais do planeta.