Alimentação

Dia do Padeiro: aprenda uma receita de pão brioche para celebrar a data

Prepare uma receita de pão brioche para servir com queijos e frios neste Dia do Padeiro
Prepare uma receita de pão brioche para servir com queijos e frios neste Dia do Padeiro

Você sabia que o dia 8 de julho é considerado o Dia do Padeiro (ou do panificador) em todo o Brasil? Comer um pãozinho quente de manhã - com manteiga, requeijão, geleia, queijo, presunto ou qualquer outro frio - é uma excelente forma de iniciar o dia, não é mesmo? E, para homenagear essa data, nada mais justo que preparar uma massa caseira por conta própria. Confira uma receita de pão brioche simples e saborosa para se aventurar na cozinha!

Receita de pão brioche

De origem francesa, o pão brioche é uma massa bem fofinha, levemente adocicada feita à base de manteiga e ovos. Ele tem uma crosta dourada, uma consistência bem macia e pode ser servido com diferentes queijos e frios. O brioche, inclusive, é uma excelente escolha para o preparo de hambúrguer e cachorro-quente. Vale destacar que existem diferentes versões desse pãozinho, em diferentes formatos e texturas. Aqui, nós separamos uma receita bem fácil, ideal para quem não tem muita prática com panificação. O segredo é sovar bem a massa e ter paciência para esperar o fermento ativar bem. Fica uma delícia!

Você vai precisar de: 2 ½ xícaras de farinha de trigo Qualitá, 6 ovos, 1 colher de sopa cheia de açúcar refinado, ½ colher de chá de sal, ½ xícara de manteiga, 1 colher de chá rasa de extrato de baunilha (opcional), ½ sachê de fermento biológico seco e óleo para untar a bancada.

Para começar, coloque a farinha de trigo em uma bacia grande, junte 5 ovos, o açúcar e o sal. Misture bem com uma colher de pau e, em seguida, com as mãos, até que fique bem homogêneo. Junte a manteiga levemente derretida e siga revolvendo com as mãos, até que a massa fique mais compacta. Adicione o extrato de baunilha (opcional) para dar um toque mais saboroso e siga revolvendo a massa. Por fim, junte o fermento biológico e sove mais um pouco, para agregar bem os ingredientes. Quando a massa estiver homogênea e mais elástica, cubra a bacia com um plástico filme e espere 30 minutos. Assim, a massa tem tempo de crescer mais um pouco.

Após esse período, transfira a massa para uma superfície lisa, untada com um pouco de óleo, e comece a sová-la mais com as mãos. A ideia é que a consistência fique bem elástica, grudando levemente nas mãos. Após revolvê-la mais um pouco, corte-as em pedaços iguais e faça bolinhas (que serão os futuros pães brioches). Transfira as bolinhas para uma assadeira untada, cubra com um plástico filme e espere mais 2 horas. Esse tempo é necessário para que os pães cresçam bem, então não apresse o procedimento, ok?

Para finalizar, coloque 1 ovo em um recipiente e agite com um garfo. Com a ajuda de um pincel, passe o ovo batido na parte de cima de todos os pães. Essa etapa é importante para que os brioches fiquem dourados e com uma aparência mais bonita. Leve para assar em forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até os pãezinhos ficarem dourados. Fica de dar água na boca, pode apostar!

Matérias: Alimentação

Ver mais