Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do amigo: pessoas que cultivam amizades há mais de 40 anos contam o segredo para manter o contato próximo
Cuide Bem 19/07/2019

Dia do amigo: pessoas que cultivam amizades há mais de 40 anos contam o segredo para manter o contato próximo

Você sabia que 20 de julho é considerado o Dia Internacional do Amigo? É nesta data que devemos pensar com carinho, celebrar a amizade e dar valor às pessoas que amamos (aqueles amigos de todas as horas). Bonito, né? Esse também é o dia perfeito para os amigos se reunirem e conversarem sobre tudo que já viveram juntos… Os anos de escola, as festas, saídas, risadas e até mesmo os momentos de sufoco. Para exaltar esse Dia do Amigo, nós conversamos com duas pessoas que têm amizades de longa data (de mais de 40 anos!). Confira e se inspire com essas histórias!

Aos 61 anos, Nuncia Maria Damasceno ainda mantém contato com as amigas do ensino médio (antigo ginásio)

É tão bom ter um grupo de amigos para compartilhar as alegrias e dificuldades da vida, né? Melhor ainda é quando vocês se conhecem há muito tempo, mas, mesmo assim, conservam o carinho e a amizade por tantos anos. A funcionária pública Nuncia Maria Damasceno, de 61 anos, mantém contato com as amigas do ginásio (como era chamado o atual ensino médio) até hoje. Ela e as amigas Rose, Regina, Ana Tereza, Geise e Judith convivem desde os tempos de Cefet, em 1978, quando ainda estavam planejando o que fariam após a escola… Dúvidas sobre a profissão e as incertezas do futuro eram comuns, e é muito bom ter com quem dividir as inseguranças nessa época, né?

Só que, de acordo com a Nuncia, nem sempre foi possível manter contato e dividir os momentos da vida com as amigas. Durante uns anos, a distância geográfica impossibilitou um pouco a convivência, mas isso não chegou a abalar a amizade.

“Nos distanciamos quando fui morar em outro estado (no Paraná). E, por algum tempo, não sabíamos direito o que acontecia na vida de cada uma… Casamentos, filhos, separações. Nos distanciamos, mas sempre mantivemos bastante carinho umas pelas outras. Depois que voltei a morar no Rio, a convivência voltou a acontecer e, com a ajuda do WhatsApp, o contato voltou rapidinho. Nesses últimos 24 anos, nos empenhamos muito para continuarmos presentes nos momentos da vida de cada uma”, conta a funcionária pública.

Ao ser questionada sobre o que torna uma amizade verdadeira e duradoura, Nuncia responde: “Acho que para construir e manter uma amizade é muito importante ter afinidade. Além disso, é essencial manter o respeito, a confiança e a admiração pelo outro. Só assim a gente consegue selar a amizade e garantir que ela dure para sempre”, finaliza.

Neusa Sarmento Soares, de 80 anos, tem uma história linda de amizade que já dura 76 anos

É muito gostoso manter as amizades da infância, né? Aquelas pessoas que te conhecem desde sempre e estavam presentes nas brincadeiras e nos melhores momentos da escola. A professora aposentada Neusa Sarmento Soares, de 80 anos, é o exemplo vivo de que é possível cultivar uma amizade por toda a vida. Sua história com a amiga Maria Geysa de Souza e Silva – nome que ela demonstra ter orgulho de saber inteiro sem titubear – começou em 1943, quando as duas tinham apenas 4 anos de idade e moravam em casas vizinhas de frente. Desde pequenas, elas ficavam na sacada acenando e brincando uma com a outra: “Eu não sabia o nome dela, então eu a chamava de ‘miúda’ (porque ela era bem magrinha) e ela respondia, da sacada, gritando a mesma coisa”, conta Dona Neusa.

Quando fizeram 7 anos, as duas passaram a frequentar a mesma escola e a relação de amizade só aumentou. Elas estudavam, brincavam, frequentavam a casa uma da outra e, assim, acabaram se tornando irmãs de consideração. Além disso, as duas se formaram como professoras e se casaram – com os respectivos maridos – no mesmo mês e ano. Acontecimento que Dona Neusa afirma ter sido acidental, mas que só comprova ainda mais o “quanto essa amizade foi programada por Deus”, nas palavras da aposentada.

Hoje, as duas amigas são viúvas e se consideram privilegiadas por terem uma à outra. Segundo Dona Neusa, essa amizade foi fundamental para que ambas superassem dificuldades e momentos difíceis da vida. Apesar de Dona Neusa morar no Rio de Janeiro – enquanto a amiga Geysa ainda vive em Angra dos Reis, cidade natal de ambas – elas estão sempre juntas, já que Neusa fez questão de manter uma casa no mesmo condomínio em que a amiga vive.

Quando questionada sobre qual seria o segredo para manter uma amizade tão longa, Dona Neusa responde que essa relação é “Como uma plantinha que deve ser cultivada ao longo de todos os anos”. Histórias assim são de comover, né?