Economia do lar

Dia de manutenção: o guia definitivo para evitar que itens da sua casa estraguem por falta de cuidados

Na lista de tarefas mensais, uma das mais importantes é realizar uma faxina profunda na geladeira
Na lista de tarefas mensais, uma das mais importantes é realizar uma faxina profunda na geladeira

Cuidar da casa muitas vezes se torna algo trabalhoso, né? São muitos utensílios e máquinas que precisam ser bem conservados para que não estraguem (como aspirador de pó, máquina de lavar, ralos, torneiras e até mesmo as tomadas). Para te ajudar a cuidar melhor dos itens da casa, a gente preparou um guia definitivo de manutenção. Afinal, muitas vezes uma boa limpeza feita com regularidade é tudo o que você precisa para que tudo continue funcionando com perfeição. Confira e coloque tudo em prática para não deixar nada estragar!

Comece montando uma planilha com tudo que precisa ser feito

A primeira coisa que você precisa fazer é montar um planner organizado com todas as tarefas a serem feitas. A máquina de lavar e o aspirador de pó, por exemplo, devem ser limpos ao menos uma vez por mês. Já os ralos (tanto de chuveiros quanto de torneiras) devem passar por uma manutenção a cada 15 dias. Assim, você evita que cabelos e outras sujeiras acumulem e, assim, acabem entupindo de vez o local. Dá uma olhada em como realizar a manutenção de cada um desses itens:

Você pode limpar os ralos com a clássica solução vinagre + bicarbonato de sódio

Uma boa dica para realizar uma limpeza profunda nos ralos da casa é recorrer à mistura vinagre + bicarbonato de sódio. Essa é uma ótima alternativa para desinfetar e até mesmo desentupir os ralos da casa. Comece jogando o bicarbonato e, logo em seguida, um pouco do vinagre branco. Caso o local esteja entupido com cabelo, você pode usar um pedaço de arame (ou cabide aramado) para tirar as sujeiras. Lembre-se de fazer essa limpeza a cada 15 dias - basta anotar na planilha para não esquecer! Isso vai impedir que os canos acabem entupindo e você tenha que lidar com esse problema no futuro.

A limpeza da máquina de lavar deve ser feita pelo menos uma vez por mês

O que muita gente esquece é que a máquina de lavar também precisa ser limpa (tanto interna quanto externamente) com certa frequência. Para isso, uma boa dica é encher a máquina com água morna, acrescentar vinagre e, então, programar o ciclo mais curto de lavagem. Essa é uma ótima forma de lavar o aparelho internamente! Lembre-se também de limpar as gavetas, borrachinhas e outras peças internas. Já para a limpeza externa, basta usar um paninho com detergente neutro que já resolve bem! O ideal é que você se programe para fazer tudo isso ao menos uma vez por mês, ok? Então anota aí no seu planner!

Lembre-se de limpar o aspirador de pó com certa frequência

Além da máquina de lavar, existem outros aparelhos que muita gente esquece de limpar - dentre eles, o aspirador de pó, que serve para remover as poeiras da casa. Com certa frequência, você também precisa se lembrar de remover o saco coletor para lavá-lo da forma adequada. Esse saco é o responsável por armazenar toda a poeira que é sugada pelo aspirador. A principal dica para que aparelho não estrague (e seja bem cuidado) é sempre esvaziar o saco após usar o aspirador.

Além disso, é importante sempre limpar os filtros e a parte externa do aparelho com uma escovinha ou pano. Assim, você evita que a máquina acumule poeira. Só evite usar mangueira ou água diretamente na parte elétrica do aspirador, pois isso pode fazer com que as peças estraguem e enferrujem.

Não se esqueça de limpar os eletrodomésticos da cozinha, principalmente a geladeira, o fogão e o micro-ondas

Anota aí na sua planilha: todos os eletrodomésticos de cozinha (principalmente a geladeira, o fogão e o micro-ondas, que são usados com frequência) devem passar por uma limpeza a cada 15 dias ou ao menos uma vez por mês. Quando se trata da geladeira, por exemplo, você deve tirar todos os alimentos de dentro, desligar o aparelho da tomada e realizar uma limpeza caprichada (limpe bem as gavetas, prateleiras e partes removíveis).

A limpeza do micro-ondas também deve ser feita de forma cuidadosa - tire o aparelho da tomada e limpe-o com um pano umedecido e um pouco de detergente. Só não jogue água direto no micro-ondas, ok? O mesmo serve para a geladeira e o fogão. O ideal é que você sempre use flanelas umedecidas para limpar esses eletrodomésticos.

Teste todas as tomadas da casa e verifique o botijão de gás

Não basta apenas limpar os itens que citamos acima - também é importante verificar alguns pontos da casa, tais como as tomadas (que devem estar em bom funcionamento, e nunca sobrecarregadas) e também o botijão de gás, que deve ser instalado de forma segura. O ideal é que ao menos uma vez por mês você teste todas as tomadas e se certifique de que elas não estão sobrecarregadas (ou seja, com vários aparelhos em uma única corrente). Para tal, uma boa dica é recorrer ao filtro de linha!

Além disso, outra dica interessante para a segurança da casa é verificar a instalação do botijão de gás - é importante que ele esteja em um local coberto e arejado (de preferência, fora da cozinha). Para testar possíveis vazamentos, você também pode colocar um pouco de espuma (usando uma esponja com detergente) diretamente na válvula do botijão. Caso surjam bolhas, significa que está havendo um vazamento. Neste caso, é fundamental tomar uma providência de forma rápida, contatando um especialista.

Obs.: Todas essas manutenções que citamos são importantes para a segurança e preservação da casa. Por isso, o ideal é que você se organize para seguir todas elas ao menos uma vez por mês, combinado?

Matérias: Economia do lar

Ver mais