Alimentação

Dia das Crianças: 7 receitas simples para fazer com os pequenos

Para comemorar o Dia das Crianças com muita diversão e ainda estimular habilidades importantes para o seu desenvolvimento, uma boa dica é cozinhar receitas simples com os pequenos
Para comemorar o Dia das Crianças com muita diversão e ainda estimular habilidades importantes para o seu desenvolvimento, uma boa dica é cozinhar receitas simples com os pequenos

Comemorar o Dia das Crianças cozinhando com os pequenos pode ser uma atividade muito divertida, sabia? Além de ser uma forma fácil e barata de curtir o dia 12 de Outubro, cozinhar com as crianças pode estimular diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento, como o aprendizado e o trabalho em equipe! Para te ajudar a celebrar esse dia com muita risada, comida e futuras lembranças em família, nós separamos 7 receitas simples para preparar com eles. Dá uma olhadinha!

1. Cake pop de doce de leite

Que tal começar o Dia das Crianças com uma receita supercriativa? O cake pop, para quem não sabe, é uma espécie de "bolo pirulito" que possui uma cobertura de chocolate e decoração de confeitos coloridos. Ou seja, impossível não agradar!

Você vai precisar de: 1 embalagem de bolo de chocolate (e demais ingredientes necessários para o seu preparo, como ovo, leite e manteiga), 250 g de doce de leite, 300 g de chocolate ao leite, confeitos coloridos a gosto e palitos de churrasco.

Comece preparando o bolo conforme as instruções da embalagem. Quando ele ficar pronto, desenforme e espere esfriar. O próximo passo é a parte mais divertida: com a ajuda do seu minichef, esfarele o bolo completamente com as mãos! Aos poucos, junte o doce de leite e misture bem até formar uma massa mais consistente.

Em seguida, modele bolinhas do tamanho de um brigadeiro para formar os cake pops e derreta o chocolate no micro-ondas colocando 30 segundos, mexendo e repetindo o processo até formar uma cobertura. Passe a ponta de cada palito no chocolate e espete em um cake pop.

Depois, leve os "bolos pirulitos" para a geladeira por pelo menos 15 minutos e, quando eles estiverem firmes, passe no chocolate, decore com os confeitos coloridos e leve ao congelador até que a cobertura endureça por completo.

Obs.: O bolo de caixinha funciona muito bem nessa receita por ser uma alternativa prática e rápida de preparar o cake pop, mas você também pode fazer a sua própria massa de bolo do zero!

2. Picolé de iogurte de morango

O picolé é mais uma receita que costuma agradar a todas crianças - principalmente se o dia estiver quente e ensolarado! Nessa receita, nós vamos te ensinar a fazer um delicioso picolé de iogurte de morango de forma fácil.

Você vai precisar de: 1 caixa de morango, 2 potes de iogurte natural, 1 xícara e ½ (chá) de leite, ½ xícara de açúcar e palitos de picolé.

Para prepará-lo, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até formar um creme homogêneo. Para fazer o formato do picolé, coloque a mistura em um pote de iogurte vazio (ou em uma caixa de leite condensado vazia) e leve ao freezer por aproximadamente 20 minutos. Quando a mistura estiver um pouco mais firme, retire-a do freezer, "finque" os palitos de picolé e leve para congelar.

3. Suspiro colorido

O suspiro é um doce que tem a cara da infância! Feito com clara de ovos + açúcar, a receita fica ainda mais divertida se você acrescentar um corante colorido. Quer ver como é fácil?

Você vai precisar de: 2 claras de ovos, 6 colheres (sopa) de açúcar, raspas de 1 limão a gosto e corante alimentício.

Primeiro, prepare as claras em neve em uma batedeira começando pela velocidade mais baixa e aumentando conforme elas forem ganhando consistência. Depois, acrescente as colheres de açúcar espaçadamente, incorporando as raspas de limão e o corante no final.

Com a ajuda de um saco de confeitar (ou de duas colheres de sopa), faça o formato do suspiro colocando-o em uma assadeira untada. Agora, é só levar para assar a fogo baixo (bem baixinho mesmo) por aproximadamente 15 minutos.

4. Mousse de frutas

A mousse é uma sobremesa simples, fácil e deliciosa para fazer com os pequenos. Tudo o que você precisa é de um bom liquidificador e de alguns ingredientes simples, como leite condensado e creme de leite.

Você vai precisar de: 2 latas de leite condensado, 2 latas de creme de leite e a mesma medida do suco de uma fruta de sua preferência, como maracujá e limão (use a caixa de leite condensado como medida).

Para prepará-la, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Depois, é só despejar o conteúdo em uma travessa de vidro e levar à geladeira até a mousse ficar firme!

5. Minipizza

Minipizza é um prato volta e meia está presente em festas de aniversário infantis. Nesses casos, ela faz ainda mais sucesso que as pizzas comuns devido ao seu formato mini. E o melhor de tudo é que, ao contrário do que pode parecer, o preparo da receita é bem simples!

Você vai precisar de: 1 pacote de massa para pizza brotinho (ou para minipizzas), 1 embalagem de molho de tomate pronto, 200 g de muçarela ralada e 200 g de presunto fatiado (ou qualquer outro sabor de sua preferência).

Comprando os ingredientes já prontos, basta colocar uma quantidade generosa de molho de tomate na massa para pizza, picotar o presunto com as mãos e, por fim, acrescentar os recheios (colocando primeira a muçarela para deixar o queijo bem derretido). Depois, é só levar para assar no fogo médio (mais ou menos 200ºC) até o queijo derreter.

Dica: Você também pode preparar a sua própria massa de pizza com o pequeno para deixá-lo, literalmente, colocar a mão na massa! Nesse caso, tudo o que você precisa são de 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher e 1/2 (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de sal e de fermento e 1/2 xícara de água. Basta misturar a massa com as mãos, acrescentando um pouco mais de farinha se a consistência estiver grudenta, e levar ao forno em uma assadeira untada com farinha (ou preparar em uma frigideira) quando a massa estiver no ponto certo.

6. Pastel de forno

Perfeito para servir como um lanchinho da tarde, o pastel de forno é mais uma receita incrível para preparar com as crianças. Pode parecer bobo, mas o simples ato de fechar a massa, fazendo a bordinha característica do pastel, é uma verdadeira diversão para os pequenos!

Você vai precisar de: 250 g de massa para pastel de forno + o recheio de sua preferência e um pouquinho de manteiga para untar.

Primeiro, escolha um recheio como frango ou carne moída e prepare-o separadamente (basta refogá-los com cebola e alho em uma panela). Quando estiver pronto, tire o plástico da massa de pastel e recheie metade da massa para, então, dobrá-la ao meio.

Feche as pontas da massa de pastel com a ajuda de um garfo - ou melhor, passe essa tarefa para o seu minichef! - e leve para assar em uma forma untada com manteiga forno preaquecido a 180ºC por mais ou menos 20 minutos.

7. Cachorro-quente

Outro lanche sempre amado pelas crianças é o cachorro-quente! Ele é o prato principal de muitas festas e eventos e, sem dúvidas, é a cara do Dia das Crianças.

Você vai precisar de: 1 pacote de pão para cachorro-quente, 1 embalagem de molho de tomate, 1 lata de salsicha, cebola, tomate e temperos a gosto, manteiga e os acompanhamentos de sua preferência para finalizar o lanche, como batata palha, ketchup e mostarda.

Comece a receita incrementando o molho de tomate pronto: acrescente um pouco de manteiga, cebola e tomate picados + alguns temperos de sua preferência e prepare um refogado antes de despejar o molho. Deixe ferver por alguns minutos, acrescente a salsicha e desligue o fogo.

Agora é só montar o prato: basta cortar o pão de cachorro-quente para colocar a salsicha, despejar um pouco de molho em cima e finalizar com os acompanhamentos.

Matérias: Alimentação

Ver mais